Logo
Imprimir esta página

CLT em xeque. Por que a geração Alpha rejeita o modelo tradicional de trabalho?

Karine Karam Karine Karam

Fonte: Karine Karam, professora de comportamento do consumidor no curso de Comunicação e Publicidade da ESPM, e sócia da Markka Consultoria

Para a geração Alpha, formada por aqueles que nasceram a partir de 2010, a CLT deixou de ser sinônimo de estabilidade e passou a representar o fracasso. O tradicional "emprego de carteira assinada", antes almejado por muitos, hoje é visto por crianças e adolescentes quase como uma ofensa. Para parte dessa geração, ter um emprego formal é o oposto de ser bem-sucedido.

Segundo Karine Karam, professora de comportamento do consumidor no curso de Comunicação e Publicidade da ESPM, e sócia da Markka Consultoria, o trabalho com carteira assinada, que durante muito tempo simbolizou segurança e ascensão social, vem sendo rejeitado por esses jovens com base no imaginário que constroem sobre o futuro profissional. “De certa forma, essa rejeição escancara transformações culturais, sociais e digitais que estão moldando uma nova percepção sobre o trabalho.”

No campo cultural, a especialista destaca uma mudança nos valores associados ao trabalho. Se antes predominavam estabilidade e vínculo duradouro, hoje a nova geração valoriza autonomia e, sobretudo, a possibilidade de expressar sua individualidade e construir um estilo de vida próprio.

“Trabalhar sob um regime rígido, quando o que se busca é flexibilidade, inevitavelmente gera ruídos. Não funciona bem”, diz Karam. “Pensar em uma geração que preza por liberdade e autenticidade, mas que precisa se subordinar e respeitar estruturas hierárquicas, é ir de encontro aos valores desses jovens.”

Os influenciadores digitais, que se autodeclaram empreendedores e vendem um modelo idealizado de sucesso, impactam diretamente a dimensão social mencionada por Karam. “Eles se tornam símbolos de status. Essa geração cresce vendo pessoas que não têm chefe, não batem ponto e conquistam capital, visibilidade e reputação com o próprio trabalho.”

Nesse novo imaginário coletivo, a CLT passa a ser associada à limitação de potencial, à falta de liberdade e até ao fracasso. “Seguir esse caminho tradicional deixa de ser aspiracional, já que, para muitos jovens, o verdadeiro símbolo de sucesso está em outro lugar”, diz a professora da ESPM.

E o mundo digital reforça esse novo imaginário. A lógica das redes sociais, como TikTok e Instagram, vende a ideia de que sucesso e performance estão ligados à liberdade, autenticidade e identidade única. Nessa narrativa, o trabalhador preso a uma rotina rígida deixa de ser uma figura admirada.

Karam alerta que essa rejeição é, na verdade, um sintoma de uma crise de identidade do modelo tradicional de trabalho. “As empresas vão precisar se reinventar profundamente para atrair esse público jovem. Se não ressignificarem o trabalho formal e não dialogarem com os desejos dessa nova geração, correm o risco de perder completamente a conexão com ela.”

A especialista está disponível para comentar o tema.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto