Gamificação torna treinamentos mais dinâmicos e atrativos
Método substitui treinamentos tradicionais e aumenta a adesão entre os funcionários
A͏ Stage͏ Consulting, consultoria full service, oferece soluções customizadas desde a estratégia até a implementação de produtos e modelos de negócio, visando uma atuação de ponta a ponta. Atendendo mais de 80 clientes, como Ifood, Raízen e Carrefour, e com mais de 200 projetos no portfólio a nível global, a consultoria surgiu como modelo para estruturar novas soluções, independentemente da escala do negócio.
P͏or meio d͏e iniciativas como as Olimpíadas Stage (competição de destreza em ferramentas do dia-a-dia como Excel, Figma, VS Code) e aprendizagem auxiliar e remota de idiomas integrando todos os colaboradores, até mesmo aqueles de outros estados, a consultoria apoia o engajamento interno entre as equipes com mais de 70 treinamentos e dinâmicas em grupo anualmente. O us͏o de prêmios para r͏econhecimento e rankings tem como objetivo estimular o crescimento pessoal e o͏ espí͏rito de time, sendo possível acompanhar o progresso pessoal.
Tudo isso começou há cerca de dois anos, quando a gamificação foi implementada na Stage visando aumentar o engajamento nos treinamentos internos, saindo do método tradicional com baixa adesão e aderindo a uma plataforma de quizzes. O método implementado traz benefícios na motivação e engajamento do colaborador, além de oferecer mais dinamismo com jogos interativos e envolventes.
Assim, a gamificação torna-se um método mais atrativo ao oferecer a autonomia de engajar-se a partir dos meios que despertem um interesse maior do colaborador. Essa autonomia também se torna um benefício presente no controle do processo de aprendizagem, com um vasto centro de atividades é possível gerir as informações e temas propostos como preferir.
A Senior Manager e líder de EX na Stage Consulting, Daniela Furusawa, explica a importância da gamificação e suas diferenças para os treinamentos tradicionais aplicados anteriormente: "A gamificação é uma ferramenta estratégica essencial na Stage. Ao incorporar elementos de jogo, como pontos, desafios, recompensas e competição, na rotina de nossos colaboradores, promovemos o engajamento, reforçamos nossa cultura organizacional e impulsionamos o desenvolvimento coletivo” e completou com um resumo dos benefícios dessa nova ferramenta: “Enxergamos essa abordagem de EX como um catalisador para inovação, colaboração entre equipes e retenção de talentos."
Com a implantação correta da gamificação, pode-se explicar uma facilidade na autonomia e reconhecimento dos colaboradores, mas também a perspectiva da ingressão da Geração-Z no mercado de trabalho reforça ainda mais o métodos de treinamento interativo, com tecnologias e jogos mais presentes como forma de aprendizado. Essa é uma geração expoente do século XXI caracterizou-se pelo acompanhamento de grandes empresas de videogames e smartphones, ou seja, viu a crescente das inovações tecnológicas acompanhadas de jogos, com isso os jogos são hábitos presentes no cotidiano dessa geração e molda o mercado atual para atraí-los para locais de esporte, cultura, entretenimento, lazer e também o ambiente de trabalho.
A gamificação na Stage foca também no reconhecimento ao premiar os participantes dos quizzes durante as festas de fim de semestre. Como resultado, ao todo 85,7% das pessoas dentro da empresa se sentem reconhecidas e valorizadas. Os colaboradores mais bem colocados no ranking ganham gift cards, para serem utilizados em plataformas de delivery, e-commerces, restaurantes, clubes de experiência, entre outros.
A última iniciativa de gamificação criada pela área de EX da Stage envolve a criação de badges ou insígnias de reconhecimento para indicar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Esses distintivos nomeados de acordo com os pilares da empresa são conquistados conforme os profissionais tomem decisões ou ações diferenciadas que impactem positivamente os colegas, tornando o crescimento na empresa mais visível e recompensador.
Um próximo passo dessa jornada é transformar novamente o modelo e incorporar esses elementos de gamificação junto com o processo de Gestão de Performance e avaliação, podendo impactar positivamente nas bonificações das pessoas que foram destaques.
Em números, 74,2% dos colaboradores afirmaram gostar muito de trabalhar na Stage, segundo a última Pesquisa de Clima realizada em dezembro de 2024. A consultoria full service pretende expandir e aprimorar a gamificação nos próximos anos, a fim de tornar o ambiente de trabalho ainda mais dinâmico, inovador e envolvente.
Sobre a Stage
A Stage é uma consultoria full service, que oferece soluções customizadas desde a estratégia até a implementação de produtos e modelos de negócio, visando uma atuação de ponta a ponta. Atendendo mais de 80 clientes, como Ifood, Raízen e Carrefour, e com mais de 200 projetos no portfólio, a consultoria surgiu como modelo para estruturar novas soluções, independentemente da escala do negócio. Para saber mais sobre a empresa, clique aqui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>