Logo
Imprimir esta página

Trabalho híbrido: por que SASE e SEE são fundamentais para a proteção de acessos remotos?

Trabalho híbrido: por que SASE e SEE são fundamentais para a proteção de acessos remotos?

Por Caio Abade*

O modelo de trabalho híbrido se tornou a norma para muitas organizações. Segundo estudo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o formato já alcança quase 50% das empresas, trazendo consigo importantes desafios relacionados à segurança cibernética. Nesse sentido, com a dissolução do perímetro fixo e a adoção de aplicações em nuvem, como garantir a proteção de dados e segurança dos acessos de forma remota?

Sobre esse aspecto, é fundamental entender a importância de implementar estratégias modernas que combinem proteção e eficiência operacional, como é o caso das soluções Secure Access Service Edge (SASE) e Security Service Edge (SSE). As tecnologias, em amplo uso atualmente, foram projetadas para oferecer segurança avançada em um ambiente de trabalho descentralizado, onde a abordagem tradicional já não atende mais.

O que são e como funcionam o SSE e SASE?

O SSE é uma solução de segurança fornecida na nuvem que combina serviços críticos para proteger dispositivos, usuários e aplicações, independentemente da localização. Entre seus principais recursos, destacam-se o Cloud Access Security Broker (CASB), que protege o uso de aplicações em nuvem, garantindo conformidade e prevenindo vazamentos de dados; o Secure Web Gateway (SWG), focado em combater ameaças baseadas na web e controlar o acesso a conteúdo malicioso; e o Zero Trust Network Access (ZTNA), que fornece acesso seguro a aplicativos privados sem a necessidade de VPNs tradicionais.

O SASE, por sua vez, é uma abordagem mais abrangente, que combina o SSE com funcionalidades de SD-WAN (rede de área ampla definida por software). Ele foi desenvolvido para oferecer uma solução completa de segurança e redes, permitindo que empresas implementem um modelo de acesso seguro e dinâmico.

Dentre as principais vantagens, estão a escalabilidade, possibilitando o gerenciamento de segurança em um ambiente distribuído sem comprometer o desempenho; eficiência operacional, reduzindo a complexidade ao consolidar múltiplas ferramentas de segurança em uma única solução; além da adoção do conceito Zero Trust, que busca verificar continuamente a identidade do usuário e o contexto do acesso antes de permitir a conexão a qualquer recurso corporativo.

De acordo com análise do Gartner, até 2027, o trabalho seguro de qualquer lugar — seja remoto, em filiais ou campi corporativos — deverá ser uma prioridade estratégica para CIOs e CISOs. Essa evolução impulsiona a convergência entre redes e segurança, com a previsão de que os principais fornecedores de rede de longa distância definida por software (SD-WAN) e SSE oferecerão soluções SASE totalmente integradas.

Assim, o alerta é que empresas que não adotarem essa abordagem ficarão restritas a nichos específicos, enquanto aquelas que investirem em um ecossistema de segurança unificado estarão mais preparadas para enfrentar os desafios da conectividade distribuída.

*Caio Abade é Cybersecurity Executive da Betta Global Partner


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto