Nova era do trabalho: a tecnologia será capaz de contornar a distância?
Por Andréa Reis
O trabalho no Brasil mudou de forma impressionante nos últimos anos. Com a pandemia, os modelos híbridos e remotos deixaram de ser uma opção alternativa e se tornaram uma realidade para muitas empresas. Mas, com isso, surge uma pergunta importante: será que a tecnologia pode realmente ajudar a superar a distância entre as pessoas?
A resposta não é tão simples. Sim, a tecnologia tem um papel fundamental, mas ela sozinha não resolve tudo. Ferramentas como Teams, Meets e outros aplicativos de comunicação foram criadas para aproximar as pessoas e se apresentam como uma solução muito funcional para as necessidades do dia a dia das empresas. Por outro lado, sabemos que manter uma conexão humana vai muito além de reuniões virtuais.
Um estudo da Harvard Business Review mostrou que 76% dos profissionais que trabalham remotamente se sentem mais produtivos e felizes por não precisarem perder horas no trânsito. Mas, ao mesmo tempo, um relatório da Gallup revelou que 6 em cada 10 pessoas em trabalho remoto se sentem desconectadas do propósito do que fazem. Isso mostra que a tecnologia, por melhor que seja, precisa de algo a mais para funcionar: a forma como a usamos e como cuidamos das relações no ambiente virtual.
Então, como superar esse desafio? Tudo começa com pequenas ações. Criar um ambiente virtual acolhedor é essencial. É sobre mais do que fazer reuniões — é sobre criar momentos de troca, celebrações, feedbacks sinceros e até conversas informais que aproximem as pessoas. Também é importante usar ferramentas que possam colaborar nesse dinamismo, neste quesito destacam-se os softwares de gestão que, integrados a um sistema de análise de dados e Inteligência Artificial (IA), permitem identificar padrões, prever tendências e personalizar a gestão de pessoas, tornando-a mais eficiente e eficaz.
Além disso, momentos de interação pessoal, mesmo que esporádicos, fazem toda a diferença. Encontrar-se presencialmente de vez em quando, promover bate-papos leves e criar um espaço para que as pessoas se sintam ouvidas são formas de equilibrar o que a tecnologia não pode substituir: a sensação de pertencer e de fazer parte de algo maior.
A tecnologia, sem dúvidas, é uma aliada incrível para contornar a distância. Mas o segredo está em como equilibramos o uso dela com práticas humanas e empáticas. Quando usamos essas ferramentas com cuidado, pensando nas pessoas que estão do outro lado da tela, conseguimos transformar a distância em uma oportunidade de inovar, engajar e conectar, de forma genuína, colaboradores e empresas.
Andréa Reis é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da SPS Group
Sobre a SPS Group:
Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há mais de 12 anos como uma integradora de tecnologia multinacional brasileira, que se consolidou com operações de SAP Business One, com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente por sua excelência e qualidade. Parceira SAP Gold Partner, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia. Reforçando o compromisso em fornecer soluções tecnológicas de ponta para todo o mercado, a SPS passou a trabalhar também com os recursos de SAP S/4HANA, tanto na versão Public Cloud, quanto Private, apoiando as empresas em uma operação inteligente, com processamentos em tempo real, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. Com expertise atestada no segmento de manufatura, a SPS oferece a PlantScanner, uma plataforma voltada para melhorias de desempenho nas atividades de produção, com gestão embarcada no sistema MES (Manufacturing Execution Systems), podendo ser utilizada em qualquer tipo de indústria, independente do segmento ou porte. Em seu portfólio, também pode ser encontrada a 4Solve, com softwares e serviços de alta performance, oferecendo soluções para as demandas de governança corporativa, compliance fiscal e jurídico. Ainda, a empresa oferta uma gama de soluções avançadas de backup e segurança da informação, BaaS (Backup As A Service), soluções em nuvem, licenciamento Microsoft, switches de rede, entre outros. Com todos os consultores especialistas certificados pela SAP, o grupo já soma mais de 300 clientes em todo território nacional e internacional, e conta com mais de 230 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Manaus e Rio de Janeiro.
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