66% dos profissionais de saúde autônomos enfrentam desafios na gestão do negócio, aponta pesquis
Levantamento conduzido pela Blubem mostra que atualização contínua e desenvolvimento de novas habilidades são essenciais para profissionais autônomos da saúde
Atuar como profissional de saúde de forma autônoma é desafiador. De acordo com uma pesquisa realizada pela Blubem, assistente digital especializada em gestão e marketing para autônomas da saúde, 66% dos profissionais destacam a responsabilidade por todas as áreas do negócio (administrativo, financeiro, marketing, etc.) como um dos maiores desafios dessa carreira. Além disso, 56% apontam dificuldade em atrair pacientes, e 82% precisam enfrentar a insegurança financeira e instabilidade de renda, características do modelo autônomo.
O estudo revelou que a maioria dos profissionais, cerca de 77%, reconhece a importância de continuar se atualizando com conhecimentos técnicos e científicos específicos da área, mesmo após a formação. Além disso, 59% dos participantes mencionaram que precisaram desenvolver habilidades em marketing e divulgação de serviços, enquanto 55% destacaram também a importância de aprender a utilizar ferramentas digitais no dia a dia profissional. Esses dados mostram que a constante evolução é essencial para garantir a competitividade e a qualidade do atendimento na carreira autônoma.
Outro dado relevante que o estudo mostrou é que menos de 10% dos profissionais conseguem preencher 100% da agenda de atendimentos, enquanto cerca de 25% operam com menos da metade dos horários ocupados.
"A pesquisa evidencia que muitos profissionais de saúde autônomos encontram dificuldades não apenas na captação de pacientes, mas também na administração do seu próprio negócio. Plataformas como a Blubem podem ser fundamentais para otimizar essa jornada, oferecendo soluções que simplificam a gestão e o marketing", comenta Karina Amaral, CMO da Blubem.
Apesar dos desafios, a possibilidade de satisfação pessoal, realização profissional e ganhos financeiros torna esse modelo de atuação interessante. A pesquisa revelou que esses são os principais motivadores para quem escolhe a carreira autônoma na área da saúde. Ainda assim, a fisioterapeuta Gabriele Arcenio, que participou da pesquisa, destaca a complexidade de atuar de forma independente. "Além de prestar um bom atendimento, preciso me preocupar em atrair pacientes, cuidar da parte administrativa e estar sempre atualizada. No início, foi um grande desafio conciliar tudo isso sem um suporte adequado".
Para superar essas barreiras, a executiva da Blubem recomenda que os profissionais busquem apoio para a gestão, utilizem ferramentas digitais para otimizar processos e criar estratégias de marketing digital para atrair e fidelizar pacientes. Contar com plataformas especializadas, como a Blubem, pode facilitar a organização da jornada profissional para que consigam se dedicar ao desenvolvimento de sua atuação.
“Diante desse cenário, é fundamental que as profissionais de saúde autônomas contem com apoio especializado para gestão e marketing, permitindo que se concentrem em sua atuação principal enquanto garantem um crescimento sustentável na carreira”, finaliza Karina.
Sobre a Blubem
A Blubem é uma assistente digital criada especialmente para profissionais autônomas da saúde e bem-estar. Voltada para psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a Blubem simplifica o dia a dia dessas profissionais, oferecendo ferramentas práticas para gestão de atendimentos e estratégias de marketing, tudo em um único aplicativo.
Por meio de uma tecnologia fácil de usar e pensada para atender às necessidades específicas do setor, a Blubem organiza agendas, otimiza processos, facilita a atração e fidelização de clientes e permite uma gestão mais eficiente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>