Laço Amarelo: Feriado e viagem
O calendário de 2025 veio repleto de folgas neste primeiro semestre. E esse mês de abril merece aplausos para quem gosta de um feriado prolongado: a Semana Santa emenda com o feriado nacional de Tiradentes, ou seja, cinco dias de folga para dar aquela esticada para aquele destino que você deseja conhecer faz tempo ou simplesmente, aproveitar uma praia, nesse início de outono em que os termômetros insistem em não baixar.
Na nossa mudança de abordagem, vamos focar o conteúdo do Programa Laço Amarelo desse mês, nesse feriadão que deve levar muita gente para as estradas e rodovias do país. Por isso, nosso alerta será exatamente esse: cuidados que você não pode dispensar ao planejar sua viagem de praticamente uma semana.
Para um passeio cheio de boas histórias para contar, é preciso atenção a todos os detalhes, afinal esse feriado vai movimentar o Brasil todo. Dar uma boa estudada no trajeto, lembrar que muita gente vai para o mesmo destino que você, ou seja, vai ter congestionamento, trânsito lento, excesso de veículos e tudo isso implica em manter a calma, paciência e bom humor. Preparar o veículo também é importante.
Você sabia que, distribuir a bagagem e passageiros no veículo também ajuda a economizar pneus, combustível e mantém o veículo com uma boa estabilidade? É por isso que, os grandes volumes devem sempre viajar no porta-malas para não prejudica visibilidade do condutor e, em caso de uma colisão, eles não sejam arremessados contra os passageiros que estão no carro.
Um outro ponto que precisamos ressaltar nesse mês é uma lição que todos nós condutores aprendemos no CFC (Centro de Formação de Condutores) que é a esquecida distância de segurança do veículo que segue a sua frente. Esse espaço é de fundamental importância para que você tenha tempo de reagir e até parar o veículo em caso de algum problema na rodovia. Viajar “colado” no veículo que vai a frente é uma atitude muito arriscada numa estrada lotada.
Sobre os limites de velocidade, só vou lembrar a todos que eles são o limite da segurança já estudada e testada pelos engenheiros e técnicos antes de você chegar nela. Fora do limite permitido pela via, você se arrisca, pode machucar outras pessoas e, tenha certeza, não chegará primeiro que quem está na mesma estrada que você.
Por isso, nosso recado é sempre esse: respeite, cumpra, adote tudo o que diz a sinalização de trânsito. Cumpra rigorosamente com o que diz a regra e, acima de tudo, leve sua tranquilidade e alegria para passear, afinal, um feriadão como esse merece toda a sua disposição para se divertir. Bom feriado e até maio!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>