Logo
Imprimir esta página

Seguro de riscos de engenharia garantem continuidade de obras no Brasil (Destaque)

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

O setor de construção civil no Brasil continua a se movimentar, impulsionado por programas habitacionais, obras de infraestrutura e reformas comerciais. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor teve um crescimento significativo nos últimos anos, mas enfrenta um desafio constante: a gestão de riscos. Para manter a sustentabilidade financeira e operacional de projetos de diferentes portes, o seguro de riscos de engenharia tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável.

O seguro de riscos de engenharia permite que construtoras e empreendedores transfiram para a seguradora os riscos decorrentes de acidentes de origem súbita e imprevista que possam causar danos às obras. De acordo com Alexandro Sanxes, Superintendente de Riscos Técnicos da Sancor Seguros, além de proteger o empreendimento, essa modalidade garante estabilidade financeira em casos de sinistros. “Esses acidentes podem causar danos às obras e, muitas vezes, afetar também a saúde financeira da empresa, resultando em perdas e prejuízos consideráveis”, explica Sanxes.

Uma das características do seguro de riscos de engenharia da Sancor é a possibilidade de personalização das coberturas conforme o perfil do projeto. Entre os riscos mais comuns cobertos estão danos causados por fenômenos da natureza, como vendavais, granizo e alagamentos, além de desmoronamentos e desabamentos. A cobertura também inclui roubo, furto qualificado, despesas com desentulho e contenção de prejuízos, além de danos morais e responsabilidade civil (RC) do empregador em caso de morte ou invalidez.

Além disso, a Sancor também disponibiliza seguros específicos para grandes empreendimentos e iniciativas governamentais, como o programa “Minha Casa Minha Vida”. Nesse caso, além do seguro de risco de engenharia, que cobre perdas físicas, há também o seguro de garantia, que assegura a obrigação contratual da construtora com o banco financiador, e o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O), que protege contra danos durante o período de garantia do profissional responsável pela obra.

Em casos de acidentes durante a obra, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Na Sancor, o segurado recebe orientações para comunicar imediatamente o problema, o que permite que a seguradora envie rapidamente um profissional capacitado para avaliar a situação e evitar prejuízos adicionais. “Nossa prioridade é agir rapidamente para minimizar os danos e garantir que a construção continue conforme o planejado”, destaca Sanxes.

Apesar de tradicionalmente ser utilizado em grandes projetos, o seguro de riscos de engenharia também está se tornando mais acessível para pequenas obras, como reformas de lojas e pequenas construções comerciais. “Nossa missão é democratizar o seguro, garantindo que empreendedores de diferentes perfis também tenham acesso a essa proteção. Para isso, nossa equipe técnica está sempre pronta para avaliar e propor a melhor cobertura para cada situação”, afirma Sanxes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto