Governança na Saúde Suplementar, jornada assistencial e o impacto das autogestões estão entre os temas do 16° Seminário UNIDAS
Nos dias 23 e 24 de abril, em Brasília, operadoras de autogestão, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e profissionais ligados ao setor se reúnem para promover diálogos sobre as principais oportunidades e desafios do segmento de autogestão em saúde
Nos dias 23 e 24 de abril, Brasília será o centro das discussões sobre o futuro da saúde suplementar no Brasil. O 16º Seminário UNIDAS reunirá operadoras de autogestão, representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e especialistas do setor para debater os desafios e oportunidades e desafios do segmento de autogestão em saúde.
Promovido pela UNIDAS – Autogestão em Saúde, o evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e traz como tema central “Transparência e Governança Clínica como Pilares para a Eficiência na Saúde Suplementar”. A programação abordará questões essenciais para o setor, como governança clínica, eficiência operacional, a importância das autogestões sob a ótica dos beneficiários, o futuro das autogestões com a alteração da RN 137, judicialização da saúde, o impacto da inovação tecnológica, entre outros assuntos.
Destaques da Programação
Mesa de abertura: “Unindo forças: A visão das grandes entidades sobre Governança clínica e eficiência na Saúde Suplementar”
O evento começa com um debate entre lideranças do setor sobre os desafios e oportunidades da governança clínica. A mesa discutirá a importância da cooperação entre os diferentes atores do sistema para fortalecer a assistência, promover a transparência como diferencial competitivo e impulsionar boas práticas que elevem a qualidade dos serviços. Serão apresentados cases de sucesso que demonstram como a colaboração e políticas bem estruturadas podem garantir a sustentabilidade do setor.
Painel "O papel da transparência e Governança clínica na eficiência do sistema de Saúde Suplementar"
A transparência e a governança clínica são fundamentais para um atendimento de qualidade. Este painel discutirá como a integração entre gestores, profissionais de saúde e beneficiários pode aprimorar a assistência e fortalecer a confiança no setor, e reforçar o impacto na sustentabilidade e qualidade assistencial. Cases de sucesso mostrarão como processos transparentes contribuem para melhores desfechos clínicos e otimização de custos. Além disso, o painel explora desafios e oportunidades na implementação da governança clínica e traz recomendações estratégicas para consolidar essa prática como um pilar do setor.
Painel: Jornada assistencial: desafios e oportunidades para as autogestões
Sustentabilidade financeira, regulação da ANS, compliance e governança são alguns dos desafios enfrentados pelas autogestões. Neste painel, especialistas discutirão estratégias para fortalecer a qualidade assistencial. A promoção de modelos centrados no paciente e na atenção primária, além de iniciativas para incentivar a prevenção e o autocuidado, também estarão em pauta. Cases de inovação mostrarão como otimizar custos, melhorar processos e engajar equipes, com destaque para parcerias estratégicas, redes de atenção e capacitação de lideranças.
Painel: “O olhar do beneficiário: a Importância das Autogestões em suas vidas”
Este painel irá abordar como a centralização da experiência dos beneficiários nas autogestões pode melhorar a qualidade do atendimento, promovendo a humanização e o acolhimento. A transformação digital, com o uso de tecnologias como telemedicina, aplicativos e análise de dados, será explorada como ferramenta essencial para otimizar o acesso e personalizar o atendimento. Também serão apresentados casos que evidenciam o impacto positivo das autogestões na vida dos beneficiários, reforçando a importância desse modelo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, inclusivo e centrado nas necessidades dos usuários.
Oficina 1 - Os Desafios da Contemporaneidade na Saúde
A revolução digital na saúde será o foco dessa oficina, que discutirá como a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e a análise de dados podem transformar a assistência à saúde. Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância, debaterá a implementação de prontuários eletrônicos inteligentes, plataformas de telemedicina e soluções para engajamento do paciente. A moderação será de João Paulo dos Reis Neto, Diretor Técnico da UNIDAS e Presidente da Capesesp. O papel da governança clínica no planejamento estratégico das autogestões também será abordado, destacando a criação de comitês multidisciplinares, adoção de frameworks regulatórios e desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação e qualidade. Além disso, a proteção de dados e a conformidade com a LGPD serão temas centrais no debate sobre ética digital e segurança cibernética.
* Programação sujeita a alterações
16º Seminário UNIDAS - Transparência e Governança Clínica como Pilares para a Eficiência na Saúde Suplementar
Quando: 23 e 24 de abril
Onde: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
St. de Clubes Esportivos Sul – Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50
Asa Sul, Brasília - DF
Programação: 16º Seminário UNIDAS
Inscrições: 16º Seminário UNIDAS em Brasília - Sympla
Sobre Seminário UNIDAS
O Seminário UNIDAS é um evento anual que reúne especialistas, gestores e representantes do setor de saúde suplementar para debater desafios, inovações e tendências da autogestão em saúde. Promovido pela UNIDAS, o encontro busca fomentar o intercâmbio de conhecimento e a construção de soluções sustentáveis para a melhoria da assistência aos beneficiários das operadoras autogeridas.
Sobre a UNIDAS
A UNIDAS – Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4,5 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.
Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, entre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com o intuito de difundir conhecimento, promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>