Estratégias de branding, marketing e comunicação que serão tendências em 2025
Especialistas indicam práticas que serão diferenciais para a construção de marcas conectadas ao mercado consumidor
As marcas e as empresas mais lembradas pelos consumidores são aquelas que desenvolvem ações concretas que fazem a gestão de branding, marketing e comunicação, que estreitam sua relação com o público ao criar experiências que vão além do produto físico e geram conexão com os clientes associadas à qualidade, credibilidade e até lembranças emocionais.
De acordo com o levantamento "Future-Proof Score 2024", da Timelens, consultoria de dados, as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias. As cinco primeiras do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú, e revelam investimento em setores como inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.
Pensando nisso, 5 especialistas do setor indicam ações que serão tendências em 2025 para fazerem as marcas serem cada vez mais relevantes, de acordo com estratégias de comunicação, branding e marketing.
ESG e branding regenerativo
A visão ESG deve estar incorporada ao branding, incluída entre os atributos da marca ou produto, abrangendo estratégia, expressão, experiência, cultura interna, dados, inteligência, entre outros. “Práticas com foco em ESG tem se intensificado e o tema foi se tornando cada vez mais estratégico, principalmente para marcas. As companhias precisam assumir um papel mais protagonista na agenda de transformação socioambiental. Em 2025 o mercado brasileiro deve estar cada vez mais atento a setores que desenvolvem agendas de impacto social e ambiental, com foco em um futuro mais sustentável e regenerativo para a sociedade como um todo”, explica Isabel Sobral, sócia e diretora de ESG & Negócios Sustentáveis da FutureBrand São Paulo.
Endomarketing e cultura organizacional
Importante para a construção de uma cultura organizacional sólida, estratégias de endomarketing serão um agente transformador para as companhias em 2025. “Investir em programas de bem-estar e comunicação não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários. O endomarketing, além de essencial para campanhas preventivas, permite uma melhor comunicação com os colaboradores e é fundamental que as empresas desenvolvam políticas de inclusão e transparência em liderança e liderados”, aponta Igor Vazzoler, CEO da Progic.
Personalização e Interação Através da IA
Está cada vez mais claro que os consumidores buscam personalização e experiências únicas com as marcas. "Com o avanço da inteligência artificial e tecnologias inovadoras, as empresas poderão oferecer soluções sob medida, baseadas no comportamento e nas interações dos clientes em sites e apps. Ferramentas como vídeos imersivos, enquetes e realidades virtual e aumentada tornam as interações mais dinâmicas, promovendo maior engajamento. A IA será crucial para uma experiência mais personalizada e eficiente. É até nostálgico pensar que, assim como no filme 'As Patricinhas de Beverly Hills', nos anos 90, as pessoas poderão sentir ou experimentar um produto antes de comprá-lo, elevando as taxas de satisfação", comenta Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação.
Utilização de ferramentas para a maximização das performances dos times
Sabemos que o time de marketing lida com um volume elevado de demandas, que vão desde a edição de artes e produção de briefings até o gerenciamento de campanhas. Esse ritmo intenso pode sobrecarregar os colaboradores. "Para 2025, a adoção de ferramentas especializadas nos processos criativos dos times de marketing será um diferencial crucial para o setor. Centralizar tarefas, agilizar briefings e organizar os arquivos e aprovações em um só lugar vai facilitar os fluxos rotineiros. As ferramentas especializadas ajudam a promover um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de trazer dados sobre a eficiência desses times. Entregar para a tecnologia o operacional enquanto a equipe foca na estratégia será um grande diferencial competitivo e um fator decisivo para o sucesso da marca", afirma Victor Dellorto, CEO da Deskfy.
Comunicação apoiada em dados
Quando investimos em comunicação, mais do que alcançar a todos, precisamos nos preocupar em atingir o público certo. “Por isso, a comunicação de massa se torna cada vez mais um tiro no escuro quando falamos de marketing e relacionamento com o público, e os vistosos números de awareness dessas campanhas já não podem ser usados para traduzir seu sucesso ou fracasso. Torna-se mais clara a necessidade de uma comunicação baseada em dados, e um conhecimento genuíno do seu público, o que gosta, consome, como e onde está. Com esses dados em mãos, é possível trabalhar com campanhas menores, melhor direcionadas e que dialoguem de fato com quem a marca quer falar. Você conhece seu público, e seu público conhece você, somente dessa forma ele pode te reconhecer e escolher em meio a multidão de anúncios genéricos por aí”, explica Beatriz Oliveira, Coordenadora de Conteúdo do Museu da Diversidade Sexual.
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