Claranet lista 7 tendências de inovação para 2025
Além de IA e machine learning, estão no topo da lista processamento e hiperautomação, além de sustentabilidade digital e cibersegurança; modernização de sistemas legados, cobrindo vulnerabilidades e adotando funcionalidades mais inovadoras também estão no radar
A Claranet Brasil, multinacional de tecnologia com foco em soluções especializadas de cloud, cibersegurança, dados & IA, workplace e modernização de aplicações, divulga seu levantamento anual com as principais tendências em inovação para 2025. Segundo Helton Pereira, diretor de operações da Claranet Brasil, o próximo ano deve ser bem disruptivo, com muita inovação, focando em alta eficiência e processamento, além de trazer o desafio da modernização de sistemas legados para o centro do debate e das estratégias empresariais.
“Mais do que modismos, as tendências de 2025 representam um amadurecimento das tecnologias que transformaram o mercado na última década. As empresas que adotarem essas inovações de forma estratégica estarão mais preparadas para prosperar em um ambiente competitivo e em constante mudança. Acredito que o próximo ano será bem disruptivo, com muita inovação e crescimento, construindo um futuro no qual tecnologia e sustentabilidade caminharão lado a lado”, analisa Helton.
Veja a seguir o que deve ser destaque no mercado de tecnologia:
AI e Machine Learning como propulsores da hiperautomação - a inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) seguem como protagonistas, impulsionando a hiperautomação. Empresas vão alavancar essas tecnologias para aumentar a produtividade, otimizar processos e fornecer análises preditivas mais precisas. A capacidade de antecipar comportamentos de mercado e padrões operacionais se tornará um diferencial competitivo essencial.
Revisão da arquitetura de nuvem pública - a nuvem pública passará por um upgrade significativo, com processadores mais potentes e recursos mais inteligentes. A integração de tecnologias emergentes permitirá que as empresas aproveitem ao máximo a escalabilidade e a eficiência energética, abrindo caminho para operações mais ágeis e econômicas.
Cibersegurança como prioridade estratégica - após um ano de incidentes marcantes, 2025 será o ano do fortalecimento da segurança digital. Empresas adotarão uma abordagem mais integrada, investindo fortemente em tecnologias de proteção para todos os ambientes – da nuvem às operações locais. A cibersegurança se tornará um pilar indispensável na construção da confiança digital.
Sustentabilidade digital - a pauta ambiental ganha força com a ampliação de operações sustentáveis. Data centers mais verdes, redução de emissões, créditos de carbono e foco em eficiência operacional marcarão o movimento de sustentabilidade digital. Empresas que investirem em práticas alinhadas ao ESG poderão colher benefícios financeiros e reputacionais significativos.
Investimento em capacitação e infraestrutura - com o aumento das demandas de consumo e processamento, empresas investirão na capacitação de seus profissionais e em infraestrutura robusta. Ferramentas de ponta e habilidades aprimoradas serão fundamentais para garantir agilidade e excelência na entrega de resultados.
Modernização de sistemas legados - a modernização de sistemas antigos será acelerada pela integração de IA e ML. Essa evolução não só resolverá vulnerabilidades, como também tornará ambientes legados mais funcionais e seguros, preparando as empresas para desafios futuros.
Integração humano-máquina - 2025 promete ser o ano da crescente integração entre humanos e máquinas. Essa sinergia trará um aumento exponencial na produtividade, com ferramentas mais intuitivas e inteligentes. Além disso, a coleta e análise de dados em tempo real ajudarão líderes a tomarem decisões mais informadas, pavimentando um caminho de inovação para os próximos cinco anos.
Sobre a Claranet
A multinacional de tecnologia Claranet, uma das líderes do setor, é referência em soluções de Cloud, Cibersegurança, Dados & IA, Workplace e Modernização de Aplicações. Fundada em 1996, está presente em 4 continentes e em 11 países, contando com aproximadamente 4 mil colaboradores e mais de 10 mil clientes ao redor do mundo.
No Brasil desde 2016, a Claranet realizou quatro aquisições estratégicas no país: Credibilit, empresa inovadora em Cloud pública; Corpflex, empresa pioneira em Cloud Privada, Cibersegurança e conectividade; Mandic, empresa pioneira na democratização do uso de internet no Brasil; e ADTsys, referência em cloud pública e abordagem data driven.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>