Seguro para Carros Antigos: clássicos de 1995 agora podem ter proteção exclusiva
Veículos antigos de colecionador merecem proteção especial, e o seguro é indispensável
Você se lembra dos icônicos Chevrolet Blazer, S10 e Kadett Sport? Ou dos Volkswagen Parati "bolinha" e Gol GTi 16v?
Esses modelos, que marcaram presença nas ruas do Brasil lá por 1995, agora podem receber a placa preta de carros antigos de colecionador, em pleno 2025.
Para isso, é necessário que eles mantenham pelo menos 80% de suas características originais e obtenham um certificado de originalidade reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Por que o seguro é essencial para carros antigos?
Veículos antigos de colecionador merecem proteção especial, e o seguro é indispensável. Felizmente, o custo desse tipo de seguro costuma ser mais acessível que o de um seguro padrão, já que:
Carros antigos de colecionador geralmente rodam menos;
O risco de roubo, furto e acidentes é reduzido;
Exigências para o seguro de veículos de placa preta, ou seja, carros antigos.
Para contratar um seguro especial, algumas condições específicas são comuns:
O proprietário deve ter mais de 25 anos e pelo menos 5 anos de habilitação;
Deve possuir outro veículo para uso diário;
O carro deve ser guardado em uma garagem fechada e segura;
O veículo precisa estar em bom estado de conservação, sem alterações nas características originais;
Não pode ser utilizado para fins comerciais ou exposto a condições adversas de clima ou terreno.
Veículos antigos: Fusca, Opala e Gol lideram as placas pretas no Brasil
Entre os carros com placa preta no Brasil, o Fusca é o líder absoluto, seguido pelo Opala e pelo Gol. Com a inclusão dos modelos de 1995 no seleto grupo de carros antigos de colecionador, quem sabe não está na hora de dar uma segunda chance a um clássico esquecido na garagem?
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