Empreendedoras de sucesso: 7 nomes para acompanhar em 2025
Saiba quem são as mulheres que estão fazendo a diferença em suas áreas de atuação
Se tirar um projeto do papel está na sua lista de metas para 2025, é hora de conhecer empreendedoras de sucesso para acompanhar de perto e se inspirar. Cada vez mais, as mulheres estão liderando negócios em diferentes áreas e conquistando novos espaços por meio da inovação.
No Brasil, elas se destacam no empreendedorismo. Um estudo inédito no país sobre afroempreendedorismo, realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Feira Preta e Plano CDE, revelou que 52% dos empreendimentos são liderados por mulheres de até 39 anos. Há ainda uma predominância feminina em áreas como beleza (10%) e produção artesanal, ancestral e étnica (12%).
Confira a lista de empreendedoras para acompanhar em 2025:
Adriana Barbosa, diretora executiva da Feira Preta
Em 2024, foi reconhecida pela revista TIME entre as 18 lideranças globais que fazem a diferença no mercado de trabalho racial, única brasileira na lista. Em 2020, foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo do Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. É uma das principais empreendedoras de impacto social e economia criativa do Brasil e da América Latina.
Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black
Co-fundadora e CEO da Conta Black e Presidente do conselho administrativo da Associação AfroBusiness. Eleita uma das 10 mulheres do ano de 2023 pela Forbes e 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg. É Fellow IVLP – Internacional Visitor Leadership Program. Formada em turismo e pós-graduada na área de comunicação corporativa. Atuou em empresas multinacionais nas áreas de qualidade, e-commerce, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna.
Marta Celestino, CEO da Ebony English
Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta Celestino trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014.Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade, palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana. Sua missão é dar suporte necessário para atingirem seus objetivos e experienciar novos lugares e culturas. Sua inspiração vem de liberdade, mobilidade, espiritualidade e do continente africano, o berço da humanidade.
Viviane Duarte, empreendedora e CEO da Plano
Fundadora e CEO da Plano, consultoria pioneira que há 14 anos atua construindo narrativas na propaganda e ações corporativas que gerem equidade de gênero e diversidade, Vivi Duarte é presidente do Instituto Plano de Menina, projeto social com foco em capacitar e conectar meninas a oportunidades de trabalho. Autora do livro "Quem é você na fila do pão?", recentemente fechou sociedade com a Mynd, maior agência de cultura digital, música, talentos e marketing de influência do Brasil.
Aline Odara, diretora-executiva do Fundo Agbara
Aline Odara é Cientista Social, Pedagoga, pesquisadora das relações étnico-raciais, candomblecista, apaixonada pela cultura afro-brasileira e ativista pela luta de Equidade Racial. É idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico de Mulheres Negras no Brasil, que tem como missão lutar por Justiça Econômica para Mulheres Negras. É vencedora do Prêmio Empreendedor Social da Folha de SP 2023, uma das 100 mulheres inovadoras pela Época Negócios 2023, vencedora do Black Women Give Back 2023 (EUA) e finalista do Prêmio Inspiradoras AVON/UOL 2023.
Juliana Oliveira, CEO e Fundadora da Agência Oliver Press
Com mais de 17 anos de experiência como jornalista, Juliana iniciou a carreira em redação de revistas. Pouco tempo depois, migrou para a área de assessoria de imprensa, especializando-se no atendimento de clientes de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Nos últimos 10 anos, atuou na comunicação de mais de 300 startups. Em 2015, criou a Oliver Press, uma butique de comunicação especializada em estratégia corporativa e relações-públicas.
Saville Alves, Co-fundadora e Líder de Negócios da SOLOS
Com passagens por multinacionais, como Braskem e Oi, Saville também atuou nas ONGs TETO e ARCAH. A empreendedora baiana possui uma expressiva experiência no terceiro setor e, em 2018, fundou a SOLOS para apoiar territórios e marcas em seus desafios relacionados à economia circular. Em 2022, foi eleita pela Forbes uma das 20 mulheres mais inovadoras das Ag Techs; já em 2023, foi vencedora do Prêmio Nacional da Inovação em Sustentabilidade (CNI) e finalista do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S. Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>