Akad viabiliza proteção a mais de 1 milhão de embarcações no Brasil com seguro DPEM
Seguradora pioneira na retomada desse seguro no Brasil encerrará o ano com mais de 100 mil bilhetes emitidos
Preparada para atender mais de 1 milhão de embarcações registradas no Brasil, a Akad Seguros está transformando a comercialização do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por sua Carga (DPEM). Restabelecido em 1º de julho, após a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicar novas regras, o produto passou a ser oferecido pela seguradora, que já emitiu mais de 100 mil bilhetes DPEM neste ano.
A Akad simplificou e digitalizou a jornada de contratação por meio de uma plataforma, agilizando o processo de emissão do bilhete e facilitando o operacional da Marinha, que pode concluir seus procedimentos de fiscalização em segundos por meio de consultas ao número de inscrição da embarcação ou do bilhete diretamente pela plataforma. “Além de tornar o processo mais eficiente, a solução digital reduz custos operacionais e contribui com mais transparência e sustentabilidade para a comercialização do produto”, explica Lucas Mariano, head de Estratégia e Novos Negócios da Akad.
No Brasil, de acordo com a Marinha, há mais de 1 milhão de embarcações registradas. A distribuição varia conforme as regiões do país. No Sudeste, São Paulo se destaca com mais de 260 mil embarcações, seguido pelo Rio de Janeiro com 116 mil. No Sul, Paraná e Santa Catarina registram 105 mil e 88 mil, respectivamente. No Centro-Oeste, o Distrito Federal aparece com 53 mil. Já no Norte, o Amazonas tem 37 mil; no Nordeste, a Bahia lidera com quase 45 mil.
Para garantir a proteção daqueles que navegam, o seguro DPEM oferece indenizações a vítimas de acidentes com embarcações, cobrindo despesas médicas, invalidez e óbito. As tarifas variam conforme a classe da embarcação, incluindo esportivas, pequenas embarcações, comerciais de pesca e gerais, até mesmo embarcações de grande porte com centenas de passageiros.
Exigências da Marinha do Brasil para 2025
A partir de 2025, a Marinha passará a exigir não apenas o seguro DPEM do ano vigente, mas também a regularização dos anos anteriores (a partir de 2024). O bilhete DPEM (ano vigente e anos anteriores) será obrigatório para a realização de diversos tipos de transação junto à Marinha, como registro, regularização, compra e venda de embarcações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>