Seu negócio está pronto para o Natal? Descubra como a tecnologia pode melhorar as vendas
Crédito: Freepik
Varejo está acostumado ao burburinho das datas sazonais, mas evoluções tecnológicas sempre trazem novas práticas para aprimorar processos
Oito em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes de Natal de 15 a 30 dias antes da data, de acordo com uma pesquisa sobre tendências de consumo realizada pela Globo — o que significa que o comércio já chegou ao seu momento mais aquecido. Portanto, é preciso que os varejistas já estejam preparados para a alta demanda, seja nos e-commerces e lojas próprias ou nos marketplaces mais relevantes do mercado.
“Usar todos os benefícios que a tecnologia tem para oferecer é a receita para se destacar em uma data tão competitiva. Nesse sentido, a Black Friday foi um importante teste para os lojistas, que puderam avaliar o que deu certo e o que deu errado para reproduzir ou melhorar a tempo das festas. A essa altura, o ideal é que todos estejam prontos e promovendo as melhores experiências aos clientes”, explica Zoltan Schwab, executivo da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.
Para fazer isso com sucesso, o executivo destaca cinco tendências tecnológicas para adotar o mais rápido possível e transformar o seu negócio até o Natal:
1. Faça uma gestão de estoque inteligente
Manter o controle de estoque traz muita eficiência para a operação, principalmente em períodos de alta demanda de vendas, quando é preciso fazer o monitoramento constante. Automatizar esse processo pode economizar tempo e evitar erros, garantindo que os clientes não fiquem sem os produtos que compraram. O ideal é que o sistema tenha alarmes automáticos de estoque mínimo e máximo de produto, facilitando que o varejista faça a reposição e a compra adequada, além de evitar o desperdício.
2. Faça bom uso dos chatbots
A qualidade do atendimento é o motivo que leva 23% dos consumidores a escolherem a loja, site ou app para comprar seus presentes de Natal, como aponta a pesquisa da Globo. Nos últimos anos, o grande salto na eficiência dos atendimentos ficou por conta dos chatbots. Sua utilização virou uma ferramenta fundamental de estratégia entre as empresas e os consumidores.
Esses assistentes virtuais também podem usar IA para diminuir a sobrecarga dos atendentes humanos, além de acelerar o processo de compras ou responder dúvidas frequentes. Mas vale prestar atenção no equilíbrio para não irritar seu consumidor com robôs que não conseguem resolver as demandas.
3. Prepare o seu site para o alto tráfego
Durante o Natal, é esperado que aumente o número de visitantes em sua loja online. Assim, é importante preparar o seu servidor com software atualizados para aguentar o alto fluxo, sem atrapalhar as vendas e otimizando o carregamento para a plataforma funcionar sem atrito.
Essa preocupação se relaciona diretamente com a facilidade do consumidor em percorrer sua loja online, terceiro fator mais importante na hora da escolha do estabelecimento, segundo o relatório.
4. Valorize os dados e invista em campanhas
Utilize e analise os dados do seu servidor para identificar o público-alvo e fazer anúncios direcionados, alcançando os clientes certos e aumentando, assim, as vendas. É possível programar campanhas por meio de ferramentas avançadas, como Google Ads e Facebook Ads.
5. Seja omnichannel
Uma a cada cinco pessoas diz considerar a opção de retirar na loja como um fator decisivo ao escolher o tipo de loja, site ou app para comprar presentes de Natal, apontando a estratégia omnichannel como imperativa para uma experiência completa e vendas bem-sucedidas.
Além disso, aposte na integração dos canais, de modo que toda informação fique disponível e concentrada nas diferentes plataformas, garantindo que o estoque e os dados dos clientes estejam sempre atualizados.
Sobre a vhsys
A vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$ 60 bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.
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