Sicoob recebe aumento de Rating Nacional pela Fitch
A agência de classificação de risco, Fitch Ratings, elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do Banco Cooperativo Sicoob S.A. para ‘AAA(bra)’, anteriormente ‘AA+(bra)’, e manteve o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F1+(bra)’. A perspectiva para o rating de longo prazo é estável.
A elevação reflete o fortalecimento do perfil de negócios e riscos do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que tem apresentado evolução sustentável nos últimos anos. O modelo de negócios do Sicoob proporciona ganho de escala, aumento na geração de receitas e captações estáveis de depósitos.
Segundo a gerente do Sicoob Credicor-SP, Geni Schimith de Almeida, a cooperativa conta com uma assessoria de risco que monitora e classifica todos os grupos de risco que compõem o processo, incluindo os aspectos regulamentar, de liquidez, crédito e gerencial. “No mês de novembro deste ano nossa pontuação foi de ‘Classificação de Risco Muito Baixa”. É um indicador extremamente bom para as cooperativas de crédito. Temos muito cuidado com esse item, pois temos responsabilidades na gestão da Credicor, visto que nossos cooperados são os donos da instituição”, garantiu.
A elevação do rating também reflete a manutenção de bons indicadores financeiros pelo Sicoob ao longo de diversos ciclos econômicos, evidenciando a eficácia na gestão de riscos e a robustez da capitalização do sistema.
Geni ainda revelou que a partir de 2024, após uma análise rigorosa do Banco Central do Brasil, a Sicoob Credicor-SP foi homologada na modalidade de livre admissão, ou seja, atender pessoas físicas e jurídicas de todas as classes profissionais, a nível nacional. “Aqui na Credicor os rendimentos são distribuídos entre todos os associados, proporcionalmente as operações realizadas. As taxas de serviços e de juros são as menores do mercado financeiro, vale a pena conhecer nossa proposta”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>