Brasil,

Roubo de Cargas e Natal: tecnologia e segurança no transporte de mercadorias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

*por Bruno Simião

O roubo de cargas é um problema recorrente para os distribuidores e operadores logísticos no Brasil. Com a aproximação do Natal, a incidência desse tipo de crime tende a crescer junto com o aumento das vendas no fim de ano.

Os roubos e furtos crescem historicamente nos meses de fevereiro a março e de novembro a dezembro nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, segundo o estudo “Panorama de roubo de carga na cadeia logística”, desenvolvido pela ICTS Security, . Já no Nordeste, o cenário é crítico durante o ano todo.

Tais dados revelam a urgência da implementação de estratégias eficazes de segurança logística para apoiar o processo de abastecimento e distribuição de mercadorias aos varejistas, assim como reduzir os índices de criminalidade que levam a perdas de produtos, atrasos nas entregas e insatisfação de clientes.

Para garantir a segurança no transporte de cargas, é preciso unir esforços, com ações de melhorias no âmbito público e privado. Para isso, se torna essencial contar com ferramentas de gestão de transporte e entrega (DMS), que mitigam os riscos de roubos, sobretudo em períodos de alta demanda, como o Natal.

Uma das principais ferramentas que pode ser utilizada é a tecnologia de roteirização inteligente. Baseando-se em dados disponibilizados em tempo real e realizando análises via algoritmo, é possível identificar zonas de risco e criar rotas alternativas mais seguras, reduzindo a exposição aos roubos de cargas. A solução não só otimiza os trajetos, mas também aumenta a eficiência operacional ao evitar áreas perigosas.

Outra medida essencial é o monitoramento em tempo real dos motoristas. Há tecnologia para acompanhar cada etapa do trajeto, enviando alertas e informações sobre as atividades realizadas pelos profissionais em campo. Isso permite uma comunicação rápida em caso de imprevistos, proporcionando uma resposta ágil a possíveis ameaças e a problemas mecânicos que deixariam a carga e o motorista vulneráveis.

Além disso, adotar soluções de pagamento digital via links e QR Codes elimina a necessidade de transportar malotes com dinheiro em espécie ou cheques, reduzindo a possibilidade de assaltos durante as entregas. E com um monitoramento eficaz, é possível ter uma atualização de status para todas as partes envolvidas, mantendo a equipe interna da distribuidora e os clientes informados durante cada etapa, aumentando a transparência e a segurança do processo de entrega.

A crescente ameaça de roubos de carga durante o Natal exige que atacadistas distribuidores e operadores logísticos adotem uma postura vigilante em sua logística. Com foco na proteção das mercadorias durante o transporte até o varejo, as tecnologias se tornam aliadas indispensáveis para ajudar a preservar a integridade das operações e das pessoas, evitando prejuízos e assegurando que os produtos cheguem ao destino final em períodos de alta sazonalidade.

*Bruno Simião é CPO (Chief Product Officer) da MáximaTech, líder em soluções de força de vendas, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento.

Sobre a MáximaTech

A MáximaTech, uma empresa do Grupo Volaris, é especializada no desenvolvimento de soluções que simplificam processos de vendas, logística de entrega e trade marketing para o atacado distribuidor. Com uma carteira de 1,1 mil clientes e mais de 100 mil usuários, a MáximaTech é líder no mercado atacadista distribuidor, segundo o Ranking ABAD/NielsenIQ (35% de market share em soluções de venda).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar