Influency.me apresenta principais tendências para otimização de campanhas com influenciadores em 2025
O mercado de marketing de influência vem crescendo ano após ano, e já é avaliado em US$ 24 bilhões em 2024, segundo levantamento da plataforma Statista. Para o próximo ano, a tendência é que esse crescimento continue e a influência digital se consolide ainda mais.
Entre 2014 e 2024, o consumo de redes sociais no Brasil aumentou de 47% para 83%, segundo levantamento do Hootsuite. Enquanto isso, a audiência da televisão brasileira vem diminuindo desde os anos 90, quando 40% da população brasileira acompanhava, periodicamente, a principal emissora do País. Em 2024, apenas 5% da população acompanha a principal emissora do período.
Nesse cenário, campanhas digitais vêm ganhando força. O fenômeno dos influenciadores digitais, que são pessoas públicas capazes de dialogar com seus seguidores diariamente, compartilhando seu estilo de vida e inserindo produtos ou serviços em parceria com diversas marcas ao longo de sua rotina.
A essas campanhas entre marcas e influenciadores dá-se o nome de “marketing de influência”, mercado de atuação da Influency.me, empresa com mais de 7 milhões de influenciadores cadastrados em sua plataforma. Por meio do novo projeto “Regressiva para 2025”, a Influency.me compartilha subsídios para campanhas de sucesso.
“Reunimos as principais métricas e análises que têm levado campanhas com influenciadores a se tornarem um sucesso para servir de subsídio às empresas que já querem se preparar para lançar campanhas poderosas em 2025. O projeto visa apoiar marcas na construção de estratégias de mais consistentes e mensuráveis, com métodos específicos para planejamento e execução de campanhas”, apresenta Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.
Por que algumas marcas vão tão bem no marketing de influência?
E por que outras marcas não vão tão bem nesse segmento publicitário? Para responder a essa pergunta, o embasamento em pesquisas e levantamentos é fundamental. “A análise do próximo ano é positiva para o marketing de influência, Pesquisas indicam que 88% dos consumidores percebem influenciadores como fontes confiáveis de recomendação, enquanto 78% preferem o conteúdo gerado por influenciadores em relação à publicidade tradicional”, explica o CEO.
Apesar disso, o executivo destaca que é preciso ter método para trabalhar com influenciadores digitais. “A audiência digital vem crescendo e confiando cada vez mais nos influenciadores. Mas, para garantir ótimos resultados, é preciso planejar e trabalhar com dados. Não basta realizar ações pontuais, com influenciadores sem perfil compatível com a marca e orçamento sem estratégia”, explica Rodrigo Azevedo.
Nessa iniciativa “Regressiva para 2025”, da Influency.me, que traz estratégias para atingir bons resultados no marketing de influência no próximo ano, são destaques:
1) Importância de ativações regulares: ações recorrentes com influenciadores para garantir engajamento contínuo. Realizar uma campanha pontual, pagar caro demais por essa mídia e não cumprir a jornada de compra na íntegra são erros que, quando cometidos, demonstram ausência de estratégia por parte da marca.
O momento de compra do mercado não é linear, conforme pirâmide abaixo. A menor fatia dos consumidores busca comprar algo neste momento; então, é preciso dialogar com os possíveis consumidores constantemente para que, quando chegar sua hora de consumir, a marca esteja entre as principais consideradas.
2) Casting plural: campanhas de influência costumam ter entre 6 e 10 influenciadores, aponta levantamento da Influency.me. Além da pluralidade na seleção, é importante contratar com base em dados de performance do influenciador, bem como de interação da audiência com esse profissional.
3) Segmentação baseada em dados: a escolha dos perfis de influenciadores é parte essencial do processo. Não devem ser levadas em conta somente preferências pessoais, que podem não se refletir nas preferências da audiência da marca.
Com base em uma primeira campanha executada corretamente, a extração desses dados permite análise profunda e melhoria contínua para as próximas fases de ativação.
4) Orçamento alinhado à estratégia: cada campanha deve ser estruturada para otimizar o retorno financeiro e maximizar os resultados.
Marcas que atuam em segmentos com milhões de consumidores, concorrência acirrada e já consolidadas, precisam investir de acordo. Não há espaço para testes com orçamento limitado, pois estes retornarão resultados baixos.
5) Análise de métricas: a pesquisa “ROI & Influência”, realizada pela YouPix e pela Nielsen, revelou que, embora o marketing de influência seja um setor estratégico para muitas empresas, ainda há ceticismo entre líderes de marketing. Para 69% dos respondentes, ainda há dificuldade em comprovar o ROI nesse tipo de ativação.
Apesar disso, o marketing de influência permite medir precisamente, e em tempo real, o total de pessoas alcançadas pela publicidade, o total de vezes que a publicidade foi vista, o engajamento com a publicação (curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos), crescimento de seguidores, análise qualitativa das respostas dos consumidores e conversões via link e cupom.
“Esses são os principais destaques para campanhas com influenciadores serem realizadas maximizando suas chances de sucesso”, conclui Azevedo, CEO e responsável pelas análises. Não há atalho quando se planeja uma campanha bem-sucedida, pois as escolhas devem estar baseadas em análises e dados sólidos. Também, o acompanhamento da campanha enquanto está ativa propicia ajustes finos ao longo do processo; já a análise após seu enceramento possibilita análises essenciais para as próximas fases”, finaliza o CEO da Influency.me.
Sobre a Influency.me
Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Reúne dados de mais de 7 milhões de perfis de influenciadores digitais em sua plataforma.
Atua por meio de metodologia própria denominada IMAP - Influencer Marketing de Alta Performance, que proporciona soluções com previsibilidade dos resultados em campanhas com influenciadores digitais. Oferece a opção full service, em que uma equipe com expertise cuida de toda a estratégia de campanha. Também conta com o Influency.me Stars, iniciativa que conecta marcas a um grupo exclusivo de influenciadores integrantes do casting da empresa, garantindo mais performance e qualidade nos projetos.
Nos últimos quatro anos, a companhia cresceu cerca de 210%, finalizando 2023 com faturamento de mais de R$ 9,2 milhões. Com o propósito de criar conexões reais entre marcas e pessoas, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no país.
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