Cinco estratégias para marketplaces para impulsionar as vendas na Black Friday
Com a aproximação da Black Friday, os marketplaces intensificam esforços para conquistar consumidores em busca de oportunidades para aumentar o desempenho das vendas. Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, aponta aos vendors a adoção de práticas estratégicas para o ganho de visibilidade e conquista da confiança dos consumidores. A associação oferece suporte estratégico e técnico.
Confira a recomendação de cinco ações:
1. Ganhe visibilidade com o uso do GTIN/EAN
A adoção do padrão GTIN/EAN (Número Global de Item Comercial) é essencial para aumentar a visibilidade dos produtos nos principais buscadores e nas próprias plataformas de marketplace. “O GTIN é um dos principais fatores para posicionamento nos resultados de busca, pois ajuda a organizar o catálogo e garante que os produtos sejam encontrados de forma rápida e precisa”, explica Aranha. Além disso, o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos, o que facilita que os consumidores encontrem o que procuram, especialmente durante períodos de alta procura.
2. Fortaleça a credibilidade e a segurança com o GTIN/EAN
O GTIN/EAN não apenas organiza os produtos, mas também ajuda a reduzir o risco de fraudes e a garantir a autenticidade dos itens, o que é um diferencial em um período como a Black Friday. “O uso do GTIN/EAN contribui para que o cliente confie na plataforma, pois assegura que ele está adquirindo produtos autênticos e certificados”, destaca Aranha. Esse diferencial não só protege o consumidor, mas também evita que a reputação do marketplace seja impactada pela comercialização de itens falsificados.
3. Ofereça descontos transparentes e reais
Práticas como “maquiagem” de preços podem comprometer a credibilidade da plataforma. Apresentar descontos autênticos é uma maneira de fortalecer a relação com o cliente, que valoriza a honestidade.
4. Capriche nas imagens e descrições dos produtos
Imagens de alta qualidade e descrições detalhadas dos produtos ajudam a diminuir as taxas de abandono de carrinho, pois eliminam dúvidas antes da compra.
5. Organize a logística para entregas ágeis
O alto volume de pedidos na Black Friday exige uma operação logística eficiente e bem estruturada. Marketplaces que garantem prazos de entrega competitivos têm mais chances de fidelizar o cliente.
Com o uso inteligente do GTIN/EAN e a adoção dessas práticas, os marketplaces podem aumentar as vendas na Black Friday, além de fortalecer sua reputação e garantir a confiança do consumidor. “Essas estratégias não são apenas para uma boa performance na Black Friday; elas ajudam a construir uma relação de longo prazo com o cliente e consolidam o marketplace como referência de qualidade e segurança”, finaliza Aranha.
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 59 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Mais informações aqui.
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