Como a IA pode ajudar a alavancar vendas na Black Friday
Pequenas e médias empresas também podem usar e se beneficiar da inteligência artificial
Neste mês de novembro, o varejo coloca toda sua atenção na Black Friday, que acontece no mundo todo oficialmente no dia 29, mas que já promove descontos antes desta data, até semanas antes. Mas, com tanta movimentação do mercado para atrair os consumidores no mesmo período, é necessário trabalhar estrategicamente e usar soluções que ajudem a otimizar tempo e garantir eficiência, para as equipes poderem se concentrar nas vendas e no fator humano. A tecnologia é grande aliada nestes momentos, incluindo a Inteligência Artificial (IA) que já é uma realidade também nas pequenas e médias empresas.
A pesquisa State of AI in Business, realizada pela Pipedrive, mostra que entre as PMEs que adotaram a IA, 79% relataram o aumento da produtividade como sua principal motivação. E, em grandes datas comerciais como a Black Friday, a produtividade precisa estar em alta para dar conta da demanda e gerar o resultado esperado. A Inteligência Artificial pode ajudar de diversas maneiras para alavancar as vendas. Veja algumas dicas para aproveitar a IA da melhor maneira:
Otimize processos
Muitos profissionais de vendas gastam uma parte significativa de seu tempo em atividades que não são de vendas, incluindo entrada de dados, gerenciamento de cronogramas e produção de relatórios. A automação dessas tarefas por meio da IA libera tempo para que as equipes de vendas se concentrem nas atividades principais que contribuem diretamente para a geração de receita, como a construção de relacionamentos, o planejamento estratégico e o contato direto com o cliente. Segundo dados do relatório State of Sales and Marketing da Pipedrive, 35% dos usuários atuais de IA e 37% dos usuários em potencial de IA estão preocupados com a otimização de tempo e recursos, sinalizando um reconhecimento crescente da importância da eficiência no processo de vendas.
Gerencie sua comunicação - e com o cliente certo
Interações consistentes e oportunas com clientes ou potenciais clientes são vitais para o sucesso das vendas. A fase de pré-vendas é particularmente desafiadora para as pequenas empresas. Dados do State of Sales and Marketing mostram que dois terços das empresas têm dificuldades com a primeira etapa - criar consciência e consideração. A IA pode intervir automatizando tarefas rotineiras de comunicação, como acompanhamento e agendamento de reuniões, permitindo que as equipes de vendas se concentrem em compromissos de maior valor, além de que soluções que usam IA ajudam a entender padrões de comportamento e focar a comunicação nos contatos de maior potencial.
Crie conteúdos relevantes e em escala
Com os avanços no processamento de linguagem natural e no aprendizado de máquina (machine learning), a IA pode fazer mais do que apenas automatizar conteúdo - ela pode criar material mais personalizado e contextualmente relevante em escala. Isso permite que as empresas que já usam IA para a criação de conteúdo explorem novas maneiras de simplificar os fluxos de trabalho, melhorar a qualidade do conteúdo e reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas.
Para textos de emails, apresentações, infográficos, vídeos explicativos e narrações, é possível usar IA generativa. Mas esteja atento: como muitas ferramentas de IA generativa se baseiam em publicações da internet, nem sempre a fonte das informações é confiável. Sempre revise os conteúdos.
Sobre a Pipedrive
Fundada em 2010, a Pipedrive é o CRM de vendas fácil e eficaz que impulsiona o crescimento das pequenas empresas. Hoje, a Pipedrive é usada por equipes de receita de mais de 100 mil empresas em todo o mundo. A Pipedrive está sediada em Nova York e possui escritórios na Europa e nos EUA. A empresa é apoiada pelo acionista majoritário Vista Equity Partners e Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico e DTCP. Saiba mais em www.pipedrive.com
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