Quatro dicas para vencer a resistência à implantação da IA nas empresas
A inteligência artificial está transformando o mundo dos negócios, mas muitas empresas brasileiras ainda enfrentam resistência interna na adoção da tecnologia. Em outras palavras, a barreira humana é um dos principais desafios para a implementação da IA no país.
Entre as vantagens do uso da inteligência artificial estão: decisões ágeis e baseadas em dados, aumento da eficiência operacional e impulso à inovação. Confira quatro dicas de Felipe de Morais, especialista em IA da Paipe Tecnologia e Inovação para reduzir a resistência (spoiler: preste atenção à última):
1. Informação nunca é demais
O desconhecimento sobre o que é IA e como ela pode beneficiar a empresa é uma das principais causas de resistência. A dica é reunir colaboradores de diferentes setores para explicar como a IA pode ser aplicada em suas rotinas, pois isso esclarece dúvidas e mostra as potencialidades da tecnologia.
2. Envolva todo mundo
Mobilizar a equipe desde o início dos projetos de IA é fundamental para facilitar a aceitação. Ao participar ativamente, os colaboradores se sentem valorizados. As pessoas se veem como parte da solução, o que aumenta o engajamento e diminui o receio diante das mudanças.
3. Demonstre resultados concretos e cases de sucesso
Mostrar exemplos de como a IA pode trazer benefícios reais à empresa é uma estratégia eficaz para reduzir a resistência. Apresentar cases de sucesso e resultados alcançados por outras organizações pode convencer os mais céticos sobre o valor da tecnologia. Ao conhecerem os ganhos, os colaboradores passam a apoiar mais a implementação da IA.
4. Esclareça que a IA facilita o trabalho, não substitui ninguém
É comum haver medo de que a IA possa substituir empregos, mas é fundamental mostrar que a tecnologia vem para auxiliar e tornar o trabalho mais eficiente, não para substituir o colaborador. Ao contrário, ela faz sobrar tempo para criar e inovar.
Sobre a Paipe
Fundada em 2013, a Paipe desenvolve softwares personalizados com foco em soluções que utilizam inteligência artificial. A empresa de tecnologia com sede em Novo Hamburgo (RS) já entregou mais de 1,2 mil projetos para segmentos como saúde, vendas, finanças, exportação e logística.
Entre as soluções oferecidas pela Paipe para acelerar a implantação de IA em empresas de todos os setores está o HackIAthon, que identifica potenciais aplicações da tecnologia no dia a dia da organização. A metodologia, que envolve as equipes das diferentes áreas, já foi aplicada em grandes empresas, como Karsten e FGM Dental Group.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>