Seguro viagem anual: entenda como funciona e para quem vale a pena
Existem diversas modalidades de contrato, e cada uma pode servir a diferentes tipos de viajantes
Seja a lazer, trabalho ou estudos, o seguro viagem anual é ideal para viagens internacionais de longa duração ou para aqueles viajantes que realizam várias expedições ao ano. Também conhecida como seguro viagem de longa duração, esta modalidade de contrato possui algumas particularidades, e, por isso, é preciso que os contratantes analisem cada possibilidade antes de escolherem o plano ideal.
A seguir estão algumas das dúvidas mais comuns que podem surgir no momento de contratar um seguro viagem anual. Confira!
O que é o seguro viagem anual e quais são os diferentes tipos existentes?
O seguro viagem anual é um plano que oferece cobertura médico-hospitalar por um período de um ano, contando a partir da data de contratação, e que se destaca por sua economia e praticidade. Ao optar pelo seguro viagem anual, o viajante não precisa se preocupar em encontrar uma nova apólice para cada nova viagem nem lidar sozinho com questões burocráticas em caso de emergências no exterior.
Com essa modalidade, os viajantes têm liberdade para embarcar quando desejarem, mas é importante estar ciente de que existem particularidades para cada tipo de seguro viagem anual, que podem variar de acordo com os planejamentos de cada passageiro.
Existem duas modalidades principais de seguro viagem anual: multitrip e long stay. Compreender as diferenças entre elas é fundamental para escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.
Para aqueles que viajam com frequência ou desejam passar um ano no exterior, os seguros long stay se apresentam como uma alternativa interessante. Com cobertura de até 365 dias consecutivos, esse tipo de seguro elimina a necessidade de retornar ao Brasil durante o ano, permitindo que o viajante se concentre em suas atividades no exterior, sem se preocupar com a manutenção do seguro.
O seguro viagem multitrip, como o nome sugere, é ideal para quem planeja visitar vários destinos ao longo do ano, mas requer que o viajante retorne ao Brasil a cada 30 ou 60 dias, dependendo da seguradora. Essa opção é vantajosa para aqueles que fazem mais de três viagens internacionais espaçadas, mas não é a melhor escolha para quem pretende passar meses consecutivos fora do país.
Outro perfil de viajante que pode ser atendido pelo seguro viagem anual multitrip é aquele que prefere se planejar comprando pacotes de viagem. Muitas vezes, dependendo da agência em que o pacote foi comprado, só é possível saber as datas exatas de uma viagem com alguns meses de antecedência, e, no momento da compra, sabe-se apenas o ano em que a viagem acontecerá.
Como o fator da antecedência na contratação pode impactar no valor do seguro, esse planejamento pode custar caro para os turistas. Nesses casos, os viajantes que optarem pelo seguro viagem anual podem garantir a cobertura médica internacional por todo o ano e não precisam se preocupar em contratar planos de seguro de última hora quando as datas da viagem forem marcadas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>