Costa Rica da biodiversidade e da Fides Pura Vida 2025
Em 26 de outubro, aconteceu em Cali, Colombia, um evento paralelo às negociações da COP 16, da Biodiversidade, focado no papel do setor financeiro nessa importante agenda global.
Na ocasião, o superintendente Geral de Seguros da Costa Rica, Tomás Soley, contou que seu país reverteu a tendência de perda de floresta, que alarmava governo e sociedade desde os anos 60 e 70.
Em 1994 e 1995, criaram um sistema nacional de pagamentos por serviços ambientais e, em um ano e meio, pararam o desmatamento, começaram a recuperar suas florestas e criaram parques nacionais.
A Costa Rica tem 30% do país recuperado e uma cobertura de florestas em mais de 50% do seu território.
Há 5 anos, o setor de seguros entrou em cena e iniciou diálogos com o setor bancário e os reguladores do governo sobre como o setor financeiro poderia ajudar ainda mais os progressos ambientais no país.
Tomás Soley destacou três elementos dessa colaboração:
1. uma visão comum sobre o país com descarbonização até 2050, com biodiversidade, economia de baixo carbono e negócios sustentáveis;
2. um diálogo intenso com o governo e com a sociedade, as empresas e as instituições financeiras, que levou à definição ao protocolo do setor financeiro na COP 25; e
3. um chamado de ação para alinhar as expectativas do regulador, produzindo um roadmap para o setor financeiro, com 4 temas centrais:
- gestão de Dados;
- redução de Vulnerabilidades;
- taxonomia Verde para produtos e serviços; e
- prática supervisora.
O próximo encontro da FIDES, a 39° Conferência Hemisférica de Seguros, será em novembro de 2025, na Costa Rica e as inscrições já estão abertas. Os interessados em participar podem ser inscrever em fidespuravida.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>