Na corretora Galcorr, fenômenos climáticos viram oportunidade para novas ofertas de seguros
As mudanças climáticas têm se intensificado nos últimos anos, e eventos extremos, como o furacão Milton, têm tido consequências para diversos mercados, como o de seguros. O impacto dos desastres naturais nas seguradoras acaba sendo percebido em regiões não afetadas, uma vez que o sistema de resseguros — onde seguradoras transferem parte de seus riscos a outras empresas para garantir estabilidade financeira — utiliza capacidades centralizadas, porém para ofertas globais.
Para os clientes não sofrerem com perdas antes inimagináveis, as corretoras de seguros estão se adaptando e buscando parcerias estratégicas para oferecer soluções inovadoras. Uma dessas soluções é o seguro paramétrico, também conhecido como seguro de índices climáticos, que se baseia em índices ou gatilhos específicos para determinar um sinistro.
Para Fernando Prado, sócio da corretora Galcorr, essa iniciativa foi desenvolvida em um momento em que as mudanças climáticas se tornam cada vez mais frequentes e severas. Para ele, a adaptação do mercado é cada vez mais necessária. Os prejuízos para as seguradoras globais, no caso do furacão Milton, podem chegar a US$ 100 bilhões para as seguradoras globais, de acordo com a Morningstar DBRS.
– Estamos comprometidos em inovar e desenvolver soluções que atendam às demandas emergentes.
Prado ressalta que é necessário “descomoditizar” a corretagem, transformando o papel tradicional das corretoras, que muitas vezes são vistas apenas como intermediárias de produtos padronizados ou de prateleira.
– Ao oferecer soluções personalizadas e focadas nas necessidades de cada cliente, as corretoras estão se tornando verdadeiros parceiros estratégicos, contribuindo para a gestão de riscos de forma mais eficaz e inovadora.
O executivo da Galcorr cita como exemplo a estiagem na região amazônica, onde produtos paramétricos poderiam reduzir as perdas das empresas que trabalham com navegação para o transporte de mercadorias, resultando em atrasos e até paralisações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>