A ascensão do corretor 4.0
Thiago Soares, CEO Stere
Você é um Corretor 4.0?
A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial revolucionam a forma de distribuir seguros. Surge uma nova geração de corretores
Sim, você pode ter ouvido falar da nova era da corretagem de seguros, impactada pela Ciência de Dados e pela Inteligência Artificial. Pode ter ouvido falar no Corretor 4.0, esse novo profissional conectado, mais que um vendedor, um consultor que usa a tecnologia a favor do cliente. Pode ter ouvido falar em tudo isso, mas a pergunta é: você está preparado?
Vamos por fases. Estamos falando não só de transformações no mercado, mas de inovações tecnológicas que impactam o comportamento de consumo e a maneira como serviços são prestados.
Vamos chamar de Corretores 1.0 aqueles profissionais do século 16, quando a corretagem era rudimentar, dedicada a proteger mercadorias e bens contra riscos de viagens marítimas. Não havia regulamentação formal.
No século 19, a profissão começa a se consolidar. Surge o Corretor 2.0. Leis e normas protegem os direitos dos segurados e definem responsabilidades para os corretores. Há um aumento significativo na demanda por seguros, à medida que a industrialização avança as pessoas buscam proteção contra novos riscos.
Chega o final do século 20, computadores e internet se popularizam, e emerge o Corretor 3.0. Essa nova geração começa a usar ferramentas digitais para acelerar processos, comparar preços, gerir apólices. A digitalização amplia o acesso à informação e dá aos consumidores mais controle sobre suas escolhas. A comunicação online transforma a interação entre corretores e clientes.
E agora, no século 21, vivemos a revolução da Inteligência Artificial e a ascensão do Corretor 4.0,
A análise de dados permite oferecer soluções mais personalizadas, entendendo melhor o perfil e as necessidades dos clientes. A IA automatiza tarefas e libera os corretores para atividades de maior valor, como aconselhamento e relacionamento com o cliente.
Os corretores 4.0 usam algoritmos para prever tendências de riscos e comportamentos de consumo, o que facilita adequar ofertas e estratégias de marketing. A tecnologia garante a comunicação ágil em múltiplos canais, como redes sociais e chatbots, e oferece aos clientes a conveniência de escolher como e quando interagir.
Não é uma transição isenta de desafios, mas aqueles que adotarem essa nova abordagem podem se destacar em um mercado ainda mais competitivo e orientado por dados. Trata-se de uma nova era de oportunidades, de novas experiências para o cliente e de mais relevância para a profissão de corretor. Você está preparado?
*Thiago Soares é CEO LatAm da Stere, ecossistema digital que oferece soluções tecnológicas para empresas de seguros
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