Curitiba recebe primeiro centro de treinamento em inovação para jovens vulneráveis no Brasil
Uma parceria entre Klimber Corp, MetLife Brasil, The Trust for the Americas e UNILEHU levará para cursos de inovação, impressão 3D, robótica e inteligência artificial para membros de comunidades atendidos pela UNILEHU
A Klimber em conjunto com a MetLife Brasil, UNILEHU, OEA e Microsoft Brasil, acabam de anunciar a inauguração do Centro POETA INOVAÇÃO na UNILEHU- Universidade Livre para Eficiência Humana- localizada em Curitiba, Paraná. A iniciativa pioneira busca melhorar a produtividade, o emprego e o empreendedorismo entre os jovens, por meio da formação nas competências necessárias para as atividades do presente e do futuro. Em parceria com a The Trust for the Americas (Fundação associada à Organização dos Estados Americanos), o Centro POETA da UNILEHU promete levar capacitação em tecnologias inovadoras para a comunidade local.
O programa POETA (Programa de Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas) foi criado em 2005 na América Central, e desde então tem ganhado expansão na América Latina e no Caribe, com o intuito de proporcionar uma oferta metodológica composta por recursos, serviços e benefícios para a promoção da inclusão social e a geração de oportunidades econômicas e educacionais nas populações em situação de vulnerabilidade. Seu grande objetivo é consolidar e fortalecer uma rede de Centros Tecnológicos administrados por ONGs, entidades dos setores público e privado e instituições acadêmicas.
Para os organizadores, a impressão 3D, a robótica e a inteligência artificial são ferramentas poderosas que têm o potencial de transformar a forma como as pessoas trabalham e melhorar as suas condições socioeconômicas. Ao proporcionar aos beneficiários do programa POETA acesso à formação nestas disciplinas, eles esperam capacitar os indivíduos com competências de ponta, que lhes permitam galgar vagas de emprego de qualidade e oportunidades de empreendedorismo, ao melhorar a produtividade e o desempenho de pessoas que já estão trabalhando ou buscando ingressar no mercado de trabalho no Brasil e no exterior.
“Acabamos de inaugurar o centro POETA em Curitiba e esperamos que esse momento simbolize uma nova era de formação em inovação na região. É um passo rumo a um futuro em que a tecnologia e a inovação serão utilizadas para melhorar as oportunidades econômicas e transformar vidas”, comenta o a equipe da Klimber.
Em agosto, mais de 50 pessoas participaram da inauguração oficial do espaço, junto com profissionais de destaque de diversas empresas e entidades locais entre eles: Cristiano Saab, James Maganha e Diego Naveira da Klimber, Leonardo Ventura & Amanda Moraes da Metlife e Yvy Abbade da Universidade UNILEHU.
“Este centro é o primeiro que financiamos no Brasil e o terceiro na região. A ação faz parte do compromisso colaborativo que a Klimber assumiu com o The Trust for the Americas para promover o empreendedorismo, a inclusão digital e a educação financeira na América Latina. Este novo centro, que também é apoiado pela MetLife e pela Microsoft, é único porque, graças à abordagem inclusiva do nosso parceiro local UNILEHU, é dedicado à inovação, impressão 3D, robótica e inteligência artificial. Através dessa iniciativa, mais de três mil jovens em situação de vulnerabilidade social poderão se formar anualmente nas competências exigidas por um mercado de trabalho cada vez mais tecnicista.” Comenta a equipe Klimber ESG (nome de quem irá assinar)
“Estamos muito gratos em participar de uma iniciativa como esta que, não só promove a inclusão digital de jovens em situação de vulnerabilidade social, como fomenta um pilar muito importante para a MetLife que é a inovação. Por meio deste projeto, conseguiremos capacitar pessoas para acessar o mercado de trabalho ou a empreender, algo que faz muito sentido em uma sociedade que precisa de oportunidades”, comenta a AVP novos negócios e inovação da MetLife Brasil, Paula Toguchi.
“Este espaço representa mais do que uma oportunidade de desenvolvimento; é uma porta aberta para o futuro. Estamos comprometidos em oferecer aos nossos alunos as ferramentas e o conhecimento necessário para que possam construir uma carreira de sucesso e contribuir para a inovação em suas comunidades,” destacou Aline Gonçalves, Vice-presidente da UNILEHU.
“Oferecer propostas educacionais inovadoras e de qualidade, com foco no uso e apropriação da tecnologia para promover o empoderamento e a equidade digital, é nosso objetivo principal ao inaugurar o novo Centro POETA e o Espaço Maker UNILEHU. Graças à nossa aliança de mais de 13 anos com a UNILEHU, ao apoio da Microsoft e às contribuições das empresas Klimber e MetLife, este espaço nasceu com a experiência de cada um dos seus parceiros para oferecer formação integral, ferramentas e acesso a tecnologias emergentes, como inteligência artificial, robótica e impressão 3D. Nosso desejo é que cada indivíduo, ao desenvolver essas novas competências, possa desenhar seu futuro tornando-se um legítimo protagonista de seu processo de transformação.” Comentários Fátima Galeazzo, Coordenadora Nacional Brasil – The Trust for the Americas
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>