Pensar no cliente e sair da bolha é fundamental, diz CEO da TMB
Para Reinaldo Boesso, infoprodutores bem sucedidos são os que mais olham com atenção para as demandas do seu público
No mês em que se comemora o Dia do Cliente (15/09), é preciso que os empreendedores se lembrem da importância de colocar o público que compra seu produto ou serviço sempre em primeiro lugar. Isso é válido tanto para empreendedores de negócios físicos quanto para infoprodutores, que têm no digital a oportunidade de alcançar mais pessoas e ampliar o faturamento.
No Brasil, o mercado digital tem crescido de forma exponencial, impulsionado pelo aumento da conectividade, penetração de smartphones e fortalecimento do comércio eletrônico. Em 2022, o mercado de e-commerce no Brasil movimentou cerca de R$ 169 bilhões, mantendo crescimento constante nos últimos anos. Além disso, o País conta com mais de 150 milhões de usuários de internet, estando entre os cinco maiores mercados do mundo no online.
Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech especialista em pagamento através de boleto parcelado, há cada vez mais concorrência no mercado digital hoje, razão por que os infoprodutores precisam estar cada vez mais atentos às necessidades do seu público-alvo. “Não basta realizar um lançamento. É preciso oferecer algo que realmente agregue valor à vida do cliente e oferecer possibilidades para que ele possa ter acesso ao que você está oferecendo”, afirma.
No caso dos negócios digitais, o executivo explica que cerca de 70% dos clientes já deixaram de comprar produtos por conta das formas de pagamentos engessadas. Ele conta que a grande maioria das pessoas tem uma quantidade limitada de dinheiro para gastar no mês, e isso inclui desde gastos básicos, como mercado, combustível, farmácia, até mesmo o dinheiro que é gasto com festas, viagens e outras coisas que não são essenciais. “Cerca de 70% da população brasileira tem dívidas e dificuldades de acesso ao crédito, por isso oferecer alternativas de pagamento, como o boleto parcelado, é fundamental no país”, diz Boesso.
Para o executivo, infoprodutores que desejam ser bem-sucedidos precisam sair da bolha e pensar, antes de qualquer coisa, nas necessidades do cliente. “Qualquer empreendimento que dispute uma fatia da renda das pessoas concorre com o seu produto, por isso, se as suas condições de pagamento não são facilitadas, o cliente vai continuar gastando dinheiro. E ele não irá para o seu bolso”, avalia Reinaldo Boesso.
O CEO da TMB acredita que quando o empreendedor digital realmente deseja oferecer algo de qualidade de forma acessível terá uma série de oportunidades para ampliar o público e dobrar o faturamento. “O boleto parcelado pode ser a única oportunidade que as pessoas têm para mudar de vida, basta apenas o infoprodutor se precaver antes de oferecê-la, assim não correrá riscos de ficar sem pagamento”, explica.
Confira sugestões de ações para colocar o cliente em primeiro lugar no negócio digital:
1. Entenda as dores do cliente: A criação de um infoproduto deve levar em consideração as demandas de quem será o seu principal consumidor. Para isso, vale realizar pesquisas e conversar de forma direta com o público-alvo. “Não basta oferecer mais do mesmo. Para vender bem e fidelizar, é preciso criar soluções que agreguem valor”, orienta Reinaldo Boesso.
2. Personalize: O digital possibilita que a experiência do cliente seja personalizada. É possível usar ferramentas de automação para segmentar o público com base em suas necessidades e interesses, oferecendo materiais e ofertas customizadas.
3. Facilite a jornada e ofereça suporte: É importante deixar a jornada de compra simples desde o primeiro contato do potencial cliente, assim como oferecer suporte rápido de algumas formas diferentes tanto na pré compra quanto no período que vem depois da aquisição do produto ou serviço.
4. Ofereça formas de pagamento alternativas: Segundo Reinaldo Boesso, é importante que o infoprodutor saia do lugar comum e avalie o oferecimento de outras possibilidades para seu público. “Quando você oferece além do cartão de crédito, alternativas como o boleto parcelado, estará ajudando o seu cliente e ainda abrindo as portas para ampliar o faturamento”, finaliza o executivo.
Sobre a TMB
Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite dobrar o faturamento com vendas que não aconteceriam.
No total, a empresa disponibiliza desenhar o melhor modelo de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmbeducacao.
Sobre Reinaldo Boesso
É CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento. Para mais informações, acesse o Linkedin.
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