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Empresas com taxa de sobrevivência maior que três anos crescem no Brasil, mas enfrentam desafios críticos de gestão

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Empresas com taxa de sobrevivência maior que três anos crescem no Brasil, mas enfrentam desafios críticos de gestão

Especialista em apoio de gestão para PMEs, Conselho Dinâmico elaborou ranking com os seis maiores desafios deste perfil de negócio

O relatório de Empreendedorismo do Sebrae de 2023 menciona que o número de empresas que sobrevivem por mais de três anos e meio aumentou de 13,5 milhões em 2020 para 14,9 milhões em 2023. No entanto, obstáculos como alta carga tributária, burocracia, falta de financiamento e capacitação gerencial continuam sendo desafios persistentes para empreendedores no Brasil. Além disso, uma pesquisa realizada pela consultoria Ipsos, em 2020, revelou que 36% dos brasileiros se sentem sozinhos, uma porcentagem que pode ser ainda maior entre empresários e empreendedores.

Para o especialista e gestor de empresas Luiz Henrique Alves, fundador do Conselho Dinâmico, empresa especializada em apoio qualificado em gestão empresarial para pequenos e médios empresários, gerir uma empresa, mesmo que de pequeno porte, requer um conjunto de especialidades que muitas vezes o gestor não possui, embora tenha muita bagagem técnica e espírito empreendedor.

“A solidão à frente da gestão pode causar um impacto enorme na vida do empresário. Quando você se sente isolado, sua cabeça não funciona tão bem quanto deveria. Você começa a ficar mais estressado e ansioso. Isso pode atrapalhar a sua capacidade de tomar boas decisões. Fica difícil de pensar de maneira clara e estratégica se você não tem ninguém para dividir suas ideias e preocupações. A falta de uma rede de apoio pode fazer com que você tome decisões precipitadas, ou, pelo contrário, evite tomar decisões, com medo de errar”, explica.

Para solucionar a questão, é possível contar com a visão de especialistas em áreas específicas, que podem contribuir para solucionar alguns dos principais desafios ranqueados pelo Conselho Dinâmico como os problemas principais identificados na gestão enfrentados de PMEs:

Acesso a crédito e financiamentos
Este é o desafio número um para empresas de pequeno e médio porte. Em geral, as PMEs frequentemente enfrentam dificuldades para obter empréstimos e linhas de crédito, muitas vezes devido à falta de garantias e ao histórico de crédito limitado. Segundo o especialista, é preciso buscar alternativas para conectar a empresa com instituições financeiras e investidores que entendam as necessidades específicas das PMEs, como um conselho ou um consultor. Além disso, a ajuda externa pode contribuir com a preparação de um plano de negócios sólido, que melhore a credibilidade da empresa junto aos credores. Mas, mesmo quando o crédito está disponível, as taxas de juros costumam ser altas, o que aumenta o custo do financiamento. Uma solução possível é usar a experiência financeira do apoio de um especialista, que pode oferecer alternativas de financiamento, como capital de risco, financiamentos coletivos (crowdfunding) ou parcerias estratégicas, a fim de conseguir melhores condições de crédito.
Burocracia e carga tributária:
O sistema tributário brasileiro é complexo e oneroso, exigindo muito tempo e recursos para estar em conformidade. Especialistas em legislação e tributação podem orientar a empresa na navegação pelo sistema tributário complexo, assegurando conformidade e identificando oportunidades de otimização fiscal. Procedimentos burocráticos complicados para abertura, manutenção e encerramento de empresas podem se tornar um grande obstáculo. Mas há especialistas que podem auxiliar a empresa a melhorar seus processos internos para lidar de forma mais eficiente com os procedimentos burocráticos necessários.

Gestão e capacitação:
Muitos proprietários de PMEs carecem de treinamento gerencial adequado e enfrentam dificuldades em áreas como gestão financeira, planejamento estratégico e marketing. Conselheiros experientes em gestão empresarial podem oferecer mentoring e treinamento contínuo para os gestores da empresa, ajudando-os a desenvolver habilidades críticas e estratégias eficazes.

Qualificação da mão de obra:
A dificuldade de encontrar e reter funcionários qualificados é um problema recorrente. Profissionais especializados em gestão de pessoas podem orientar na criação de programas de desenvolvimento profissional internos e na formação de parcerias com instituições educacionais para a qualificação contínua dos funcionários.

Adaptação Tecnológica:
Muitas PMEs têm dificuldade em se adaptar às novas tecnologias e inovar, o que pode reduzir sua competitividade. Consultores com experiência em tecnologia e inovação podem ajudar a identificar as soluções mais adequadas e implementar processos para a transformação digital da empresa. Outro ponto relacionado à inovação é a competição com grandes empresas e mercados globais, o que pode ser desafiador para PMEs que dispõem de menos recursos. Um conselho profissional ou mesmo um especialista em inovação pode fornecer perspectivas sobre tendências de mercado e concorrência, ajudando a empresa a desenvolver estratégias de diferenciação e posicionamento competitivo.

Marketing e expansão de mercado:
Pequenas e médias empresas muitas vezes têm dificuldade para tornar suas marcas conhecidas no mercado, competindo com grandes empresas que possuem orçamentos robustos de marketing. Especialistas em marketing podem ajudar a desenvolver uma estratégia robusta de comunicação e marketing, incluindo branding, marketing digital e relações públicas, para aumentar a visibilidade da marca. Identificar e acessar novos mercados pode ser um grande desafio para as PMEs, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Insights sobre estratégias de penetração de mercado e expansão geográfica são valiosos e podem auxiliar na pesquisa de novos mercados e na construção de parcerias estratégicas para facilitar a entrada.

“As decisões que o gestor toma sem conhecimento adequado ou sem suporte de uma equipe ou de um especialista podem levar a uma queda na produtividade e na inovação, porque ele não está compartilhando ideias e recebendo feedbacks que poderiam melhorar suas estratégias. Sem contato frequente e significativo com outros líderes e empresários, você perde a oportunidade de aprender com suas experiências, de trocar melhores práticas. Tudo isso, junto, pode acabar prejudicando o desempenho geral da empresa”, explica Luiz Henrique Alves.

Para os casos em que o gestor não consegue avaliar por onde começar a buscar soluções, o especialista tem uma dica. “O gestor pode até mesmo buscar uma avaliação 360º da empresa, que possa lhe sugerir por onde começar. Um olhar externo tende a ser mais prático e direcionado aos objetivos da empresa, deixando de lado a ligação emocional que naturalmente o fundador tem com o negócio ou com determinadas áreas internas. E esta consultoria não precisa ser onerosa, há soluções que giram em torno de R$ 5 mil, com garantia de resultados”, sugere.

Sobre o Conselho Dinâmico

Fundado por Luiz Henrique Alves, com mais de 34 anos como gestor de empresas no Brasil, o Conselho Dinâmico é uma empresa inovadora que oferece conselhos administrativos sob medida para pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Com uma abordagem focada em resultados e uma equipe de conselheiros experientes, a empresa tem como objetivo transformar o futuro das PMEs brasileiras, ajudando-as a superar desafios e a alcançar o crescimento sustentável.


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