Especialista explica 5 modelos de transformação digital e como as empresas podem aderir
Diante de um mercado competitivo, acompanhar as inovações tecnológicas proporcionam uma atuação mais estratégica e eficiente
O crescimento das inovações tecnológicas no país, embora tímido, mostra uma evolução significativa das mudanças digitais em todos os setores. Em 2024, o Índice de Transformação Digital do Brasil (ITDBr) médio foi de 3,7, marcando um aumento de 0,4 pontos em relação ao índice registrado no ano anterior, que foi de 3,3. Os dados são do levantamento realizado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), em colaboração com a PwC Brasil.
“Nos dias atuais, a transformação digital deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser uma necessidade estratégica para empresas que buscam se manter competitivas e mudando a forma como as organizações operam”, ressalta Marcelo Araújo, diretor comercial da eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais.
Ainda assim, podem haver dúvidas de como essas tecnologias digitais operam e qual pode ser a inovação mais adequada para cada serviço. Para compreender tais fatores, Marcelo separou cinco exemplos de transformação digital que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo:
1. Big data: Esse conceito refere-se ao uso de grandes volumes de dados, coletados pelas empresas diariamente.
“Esses dados brutos são analisados e interpretados em contextos específicos, o que permite que as organizações obtenham o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes, vendas, estratégias de precificação, eficácia de ações de marketing, tendências de mercado, etc.”, complementa o diretor.
2. Gestão automatizada: Araújo explica que este método é de utilização de programas e ferramentas informatizadas para conduzir processos empresariais mais rotineiros, como o caso do ERP e do CRM. Essa automação permite que as empresas concentrem seus recursos (pessoas, esforços, tempo e ferramentas) nas atividades mais estratégicas, aumentando a eficiência e reduzindo erros.
3. Gestão de documentos online: “Neste caso, estamos falando de plataformas que armazenam, organizam e compartilham os documentos de forma digital e segura. Esse processo facilita o acesso remoto à documentação, aumenta a colaboração entre as equipes de trabalho, reduz o uso de papel e garante a segurança e a conformidade com as normas regulatórias”, destaca o especialista.
4. Assinatura eletrônica: Com a assinatura eletrônica, é possível facilitar a manipulação de documentos sem a necessidade da presença física dos envolvidos. Conforme o diretor, com validade jurídica, essa tecnologia possibilita que processos burocráticos sejam mais ágeis e garante a autenticidade e a integridade dos documentos assinados, pois os protocolos criptográficos previnem e detectam qualquer adulteração ou falsificação.
5. Business Intelligence (BI): Inteligência de negócios, em português, é um conjunto de ferramentas e processos que transformam dados brutos em informações úteis e contextualizadas. A ferramenta ajuda as empresas a monitorar o seu próprio desempenho, a identificar oportunidades de melhoria, a entender melhor o mercado em que estão inseridas e a tomar decisões com maior probabilidade de gerar resultados positivos.
Em relação a como as empresas podem aderir cada transformação, Marcelo orienta que haja uma avaliação do estado atual da empresa, identificando onde a tecnologia pode trazer benefícios; em seguida, tenha uma definição da estratégia que pretende ser aplicada, selecione as ferramentas mais compatíveis com a necessidade da companhia, conscientize a liderança sobre a importância deste processo, proporcione cursos e treinamentos para os colaboradores, implemente gradualmente e tenha monitoramentos constantes.
“A transformação digital é um processo contínuo que exige planejamento estratégico, comprometimento da liderança e uma cultura organizacional que valorize a inovação. Ao seguir esses passos, certamente as empresas podem permanecer competitivas no mercado atual e futuro”, finaliza Araújo.
Sobre a eBox
Fundada em 2015, a eBox é uma empresa líder em Gestão e Proteção de Documentos Físicos e Digitais no Brasil, oferecendo soluções tecnológicas avançadas e consultoria especializada para auxiliar as empresas na transformação digital e na garantia da segurança de seus documentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>