Estratégias de enfrentamento e gestão de riscos climáticos são destaques no 1º Fórum IRB(P&D)
O evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro
O dia de abertura do 1º Fórum IRB(P&D) terá painéis específicos sobre as estratégias de enfrentamento e gestão de riscos climáticos. O diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, comandará o painel “Clima e Gestão Estratégica”, enquanto o coordenador-geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança da Susep, César Neves, mediará a abordagem do tema “Ações para Enfrentamento dos Riscos Climáticos”. O evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro.
Aberto para convidados, o fórum terá como tema “Desafios e oportunidades no enfrentamento dos riscos climáticos”. Além do diretor da CNseg, estarão no primeiro painel a líder de Transição Climática do BNDES, Cláudia Prates; o subsecretário de Planejamento de Longo Prazo do Ministério do Planejamento, André Luiz Campos de Andrade; e o CEO da Brasilseg, Amauri Vasconcelos.
Colnago destaca a importância do tema para a proteção das pessoas, negócios e infraestrutura das cidades. “Os efeitos das mudanças climáticas já se fazem presentes, mas a sociedade ainda está distante da organização mínima necessária para lidar com os riscos e desafios trazidos por essa nova realidade”, afirma.
Andrade aponta que a identificação e transferências dos riscos climáticos é fundamental para ter resiliência. Para o subsecretário, sendo o Brasil um dos países mais suscetíveis aos extremos climáticos, o setor de seguros e resseguros “têm enorme potencial de oferecer soluções que ajudem o país a se tornar mais resiliente e limitar as perdas e os danos relacionados à mudança do clima”.
De acordo com o CEO da Brasilseg, o 1º Fórum IRB(P&D) reforça o protagonismo do seguro e resseguro brasileiro no debate e endereçamento de estratégias de pesquisa contínua e desenvolvimento de soluções para os impactos climáticos. “A Brasilseg, como a maior seguradora da América Latina nos ramos em que atua, reforça a importância desse debate e está diretamente envolvida na construção de soluções”, afirma Vasconcelos.
O “Ações para Enfrentamento dos Riscos Climáticos”, outro painel do primeiro dia do evento, terá, além da mediação do coordenador-geral da Susep, a participação de coordenadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marilene de Carvalho e Edmundo Wallace Monteiro Lucas; o especialista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Aryeverton Fortes de Oliveira; e o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lincoln Alves.
Neves explica que discutir o efeito dos riscos climáticos no setor é imperativo. O coordenador-geral de Regulação Prudencial, Societária e de Governança da Susep aponta que, com o crescimento dos riscos climáticos no país, uma política de sustentabilidade apropriada traz segurança não somente à companhia, mas investidores e clientes. “A adoção dos novos padrões internacionais de publicações de demonstrações financeiras relacionadas à sustentabilidade e ao clima trará uma necessidade de aprofundamento das discussões técnicas para termos uma abordagem cada vez mais especializada”, destaca.
Segundo Oliveira, “um grande desafio está em curso diante das mudanças no clima e nos ambientes de produção”, e isso leva à necessidade de criar instrumentos de gestão e mitigação de riscos climáticos e agrícolas sustentados por ferramentas aprimoradas de avaliação, monitoramento e planejamento. “Evoluções regulatórias e institucionais serão fundamentais e todo avanço no resseguro e no seguro rural será chave para a sustentabilidade da agricultura brasileira”, comenta especialista da Embrapa.
Para o pesquisador do Inpe, o 1º Fórum IRB(P&D) é uma oportunidade de debater maneiras de combater os riscos climáticos, podendo, desta forma, promover desenvolvimento sustentável e a resiliência no país. “Minha contribuição visa compartilhar os estudos desenvolvidos no Inpe e apresentar ferramentas de apoio à tomada de decisão”, pontua Alves.
No primeiro dia do fórum, ocorrerão painéis de discussão, seguidos por um encontro técnico-científico no segundo dia. A abertura será feita por Dyogo Oliveira, presidente da CNseg. Entre os participantes confirmados na primeira rodada de debates, destaca-se o cientista Carlos Nobre.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>