5 mitos e verdades sobre o uso de IA em startups
Maioria das startups brasileiras ainda não têm estratégias de curto e longo prazo para o uso da tecnologia
Segundo especialista, desconfiança e falta de investimento direcionado impedem desenvolvimento de IA em startups brasileiras
A inteligência artificial (IA) se tornou um dos tópicos mais discutidos no universo corporativo. Apesar da ferramenta otimizar processos criativos e operacionais, muitos executivos ainda não confiam na tecnologia e se sentem ameaçados pela chegada da IA. A desconfiança é válida: de acordo com pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), 40% dos empregos serão impactados diretamente pela tecnologia, e o número cresce para 60% quando consideramos apenas países desenvolvidos.
Enquanto organizações de grande porte já implementam a tecnologia de forma agressiva, startups e empresas pequenas encaram o investimento em IA com cautela. Pesquisa do Google for Startups revelou que 63% das startups brasileiras ainda não têm estratégias de curto e longo prazo para o desenvolvimento e uso da tecnologia. Apesar de usarem ferramentas de IA no dia a dia, 22% das entrevistadas afirmaram não saber como quantificar e mensurar os resultados do uso da tecnologia, e 25% das empresas não possuem orçamento específico para a área.
Carlos Perobelli, CEO da Nexmuv e especialista em startups, vê o uso da IA como necessidade. “A criação de núcleos especializados em IA é fundamental. A inteligência artificial tem um papel importante, permitindo criar soluções mais inteligentes e com muito mais agilidade”, diz. O empresário é idealizador do The Garage, primeiro venture studio do país, que desenvolve suas próprias startups. A empresa acaba de colocar no mercado sua terceira startup, a Gisa, que usa IA para alavancar vendas no e-commerce. A seguir, confira os principais mitos e verdades sobre o uso da IA por startups, segundo o especialista.
A IA vai substituir empregos dos humanos?
Verdade
Uma das maiores preocupações no mercado de trabalho é a substituição de empregados humanos por ferramentas de IA. Uma pesquisa do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) avalia que 23% dos empregos nos Estados Unidos serão substituídos pela tecnologia. O número só não é maior devido ao alto custo da implementação de IA em setores específicos. “Algumas funções serão substituídas sim, é inevitável. Outras não serão influenciadas - pelo menos não diretamente. A IA é uma ferramenta, e o ser humano que souber usar irá se destacar. Mas, do ponto de vista executivo, ainda existe a necessidade da decisão humana, mesmo com as IAs tecnologicamente avançadas”, diz Perobelli.
A tecnologia não é confiável
Mito
A desconfiança ainda é um problema entre os empresários. De acordo com pesquisa da empresa de software Salesforce, apenas 51% dos líderes mundiais confiam na IA para fazer suas funções. Quando os colaboradores de base foram perguntados, o número caiu para 41%. Apesar do pé atrás dentro do mundo corporativo, a tecnologia já pode ser considerada confiável. “Sistemas de IA passam por rigorosos processos de treinamento e validação, utilizando vastos conjuntos de dados para garantir precisão e consistência em suas operações”, destaca Perobelli.
Investir em IA é muito caro para startups pequenas
Verdade
No cenário de startups e pequenas empresas, o investimento em IA ainda é considerado como uma prática cara. A pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que, em 77% dos empregos analisados, a mão de obra humana ainda é mais barata do que investir na criação de IAs específicas. Apesar disso, os custos para a implementação das ferramentas estão diminuindo, e aos poucos a IA se torna uma alternativa lucrativa. “Investir em IA pode ser considerado caro para startups pequenas, mas há vários argumentos que podem mitigar essa percepção. Primeiramente, os custos de infraestrutura e desenvolvimento em IA têm diminuído com a disponibilidade de plataformas e ferramentas acessíveis, como interfaces de programação de aplicações (APIs) de IA, serviços de cloud computing e bibliotecas de código aberto. Além disso, a IA pode trazer um retorno substancial sobre o investimento ao criar novos produtos”, afirma Perobelli.
IA é apenas uma moda passageira
Mito
Por ser um assunto muito comentado, muitas pessoas acreditam que a IA é apenas uma moda passageira. Em 2022, com a chegada do Chat GPT, o mercado percebeu que a ferramenta veio para ficar em diversas áreas de nossa sociedade - e a tendência é que o uso da tecnologia apenas aumente. “A IA tem se integrado de forma profunda e estrutural em indústrias como saúde, finanças, transporte, e tecnologia, oferecendo melhorias significativas na eficiência e inovação - não tem como evitar”, conclui Perobelli.
A IA só é útil nas áreas de tecnologia
Mito
A IA vai muito além das aplicações puramente de T.I. e já está sendo usada em diversas áreas de negócios. Grandes empresas brasileiras como a construtora MRV já usam a ferramenta para a otimização de gestão interna e atendimento ao consumidor. A Oinc Filmes, produtora audiovisual brasileira, usa a ferramenta na área artística, produzindo filmes infantis. “Do ponto de vista executivo, a decisão humana jamais será substituída pela IA. Mas isso não quer dizer que a tecnologia não seja útil fora das áreas técnicas. A utilidade e agilidade da IA pode ser implementada em diversas indústrias e aplicações”, conclui Perobelli.
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