Maioria dos consumidores desiste da compra durante o checkout; saiba como impulsionar as vendas
Levantamento do Melhor Envio, plataforma de Fretes da LWSA, revela que valor do frete é um dos principais motivos que levam o cliente a desistir da compra, de acordo com a empresa; veja dicas para o empreendedor converter mais vendas
Neste ano, segundo projeções do mercado, o comércio eletrônico brasileiro deve faturar ao menos R$ 205,11 bilhões. Esse número seria maior se ao menos uma parte dos clientes não abandonassem os pedidos durante o checkout, a etapa final de uma compra numa loja virtual. Os motivos para a desistência são muitos: valor do frete, preço do produto, sites suspeitos e um checkout pouco confiável e seguro, que transfere o consumidor para outras páginas para concluir a compra.
Não por acaso, o CX Trends 2024, pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, mostrou que 67% dos consumidores afirmam ter no frete grátis o principal motivador para concluírem uma compra. Outro levantamento da Opinion Box, de 2023, revelou que 78% já desistiram do pedido durante a etapa final da compra e 83% já desistiram por desconfiarem do checkout.
De acordo com Vanessa Bianculli, gerente de Marketing, do Melhor Envio, plataforma de fretes da LWSA, além da oferta de preços, prazo de entrega e frete atrativo, o e-commerce deve ter um sistema de checkout preparado para atender o cliente de forma simples e segura, reduzindo assim suas chances de fuga. “Durante a finalização da compra, se o cliente encontrar opções de frete que não o atende, se for redirecionado para outras páginas para concluir o pagamento ou se encontrar processos complexos e que peçam muitas informações, entre outros fatores, a chance dele abandonar o carrinho com a compra aumenta bastante”, explica.
“É essencial o e-commerce facilitar os processos para que o cliente chegue à etapa do checkout: imagens atraentes, informações completas, organizadas e claras sobre os produtos/serviços, boa navegação, interface atrativa, carregamento rápido, entre outros aspectos”, destaca Thiago Mazeto, diretor da Tray.
Os meios de pagamento também são importantes durante o checkout. A Vindi, por exemplo, é uma plataforma de pagamentos que oferece além do checkout transparente, proteção contra fraude para todas as transações realizadas no seu site. Além disso, a solução facilita o gerenciamento dos pagamentos recebidos com seu sistema unificado, permitindo ao lojista receber antecipadamente o pagamento de compras parceladas.
“Durante a jornada do consumidor, precisamos oferecer uma experiência fluida. Na etapa de pagamento, uma das mais delicadas, essa fluidez é mais necessária, pois, neste momento ele pode desistir da compra por conta do checkout não ser transparente, ou seja, redireciona para outra página para realizar o pagamento. Iniciativas como checkout sem redirecionamento, com diversos meios de pagamento, informações claras e um resumo da compra bem visível, melhora essa experiência e diminui o risco de abandono de carrinho”, afirma Monisi Costa, diretora executiva na Vindi.
Veja os tipos de checkout e qual é o melhor para sua loja online:
Checkout Transparente: a compra é finalizada dentro da loja virtual. Esse tipo de checkout é altamente recomendado, pois mantém todo o cliente na mesma página, aumentando sua segurança e reduzindo as chances de abandono do carrinho. A Tray, plataforma de e-commerce, oferece um carrinho com checkout transparente e diversas opções de pagamento, como cartão, boleto, transferência e Pix.
Checkout Lightbox: é semelhante ao transparente, mas a conclusão do pagamento e do pedido ocorre em uma janela pop-up personalizada com a identidade visual do seu e-commerce.
Checkout com redirecionamento: o cliente inicia o processo de compra no site da loja, mas é redirecionado para a página de um intermediador para concluir a transação. Esse checkout é o menos recomendado, pois os compradores podem não se sentir seguros com o redirecionamento para finalizar a compra.
Sobre a Melhor Envio
A Melhor Envio é uma logtech de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível realizar cotações, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com seis transportadoras integradas: Correios, Loggi, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Buslog, J&T, além de uma parceria recente com a rede de PUDOs da PEGAKI do grupo Intelipost.
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