Alper reforça que futuro da saúde suplementar depende de inteligência de dados
Durante Insurtech, Patricia Fumagalli, CDO da Alper Seguros, destaca a importância da tecnologia na personalização dos planos de saúde
Durante a 7ª edição do Insurtech Brasil realizada na semana passada, Patricia Fumagalli, Chief Digital Officer (CDO) da Alper Seguros, e Wilson Leal, Diretor Executivo da Seguros Unimed, lideraram uma discussão crucial sobre como a utilização de dados e novas tecnologias estão transformando o setor de seguro saúde. A executiva destacou a importância da tecnologia na comodidade e na gestão personalizada dos planos, destacando iniciativas da Alper nesse processo.
Para Patrícia, os serviços inovadores oferecidos pela Alper Seguros (como o Dr. Alper - uma plataforma pioneira de telemedicina lançada antes da pandemia), são exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada para oferecer soluções e proporcionar um acompanhamento personalizado e sustentável para todo o ecossistema de saúde. Ela enfatizou que a alta taxa de retenção de clientes da Alper Seguros é um indicativo da eficácia de seus serviços. “Quanto mais informações conseguimos apurar, mais reduzimos a sinistralidade, impactando diretamente nossos resultados. A taxa de resolutividade ultrapassa 90% nos atendimentos via Dr. Alper”, revelou. Os dados coletados com o aplicativo são usados para acompanhar de perto os benefíciários, oferecendo uma melhor gestão de saúde, e ajudar as empresas a reduzir a sinistralidade em 8% a 15%.
Na visão dos especialistas, as tecnologias inovadoras permitem um acompanhamento preventivo, essencial para uma gestão eficiente da saúde. Isso, aliado a uma estratégia de conscientização via marketing e a um time qualificado de especialistas para oferecer suporte assertivo aos beneficiários resulta no cenário ganha-ganha, com benefícios para os usuários e para os operadores.
Wilson Leal, Diretor Executivo da Seguros Unimed, complementou a discussão destacando a importância de uma estrutura de governança sobre dados dentro das empresas. “Precisamos quebrar a cultura de que o dado não é de ninguém. O dado é de todos e deve ser utilizado de forma integrada”, disse Leal. Ele também mencionou a importância de adotar abordagens modernas para a gestão de dados ao sugerir a adoção de uma abordagem mais moderna sobre lake de dados.
Durante a discussão, Wilson também abordou a questão da sustentabilidade no setor de saúde suplementar, apontando a importância de uma boa subscrição para evitar fraudes. “A utilização de tecnologia e inteligência é crucial. Estamos desenvolvendo análises documentais inteiramente através de machine learning, em parceria com bureaus de dados, para garantir a estabilidade do setor”, explicou. Em complemento, Patrícia destacou que o uso de dados é central para qualquer organização moderna: “A interoperabilidade de dados certamente ajudará a revolucionar a indústria de saúde”.
Para saber mais sobre as soluções tecnológicas da Alper Seguros, acesse https://www.alperseguros.com.br/.
Sobre a Alper Seguros
Fundada em 2010, a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa especializada em gestão de Seguros Corporativos, Benefícios, Seguros Massificados, Seguro Auto e de Transportes. Com atuação nos mais diversos segmentos, a companhia é pautada pela inovação e tecnologia em busca de otimização e transparência aos processos, através do trabalho consultivo de mais de mil especialistas distribuídos em 22 escritórios em todo país. No total, a Alper Seguros já soma 19 empresas do setor adquiridas sob a atual gestão.
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