‘Zap’ com IA: assistentes pessoais se aproximam dos usuários e facilitam rotinas até pelo WhatsApp
Transcrição de áudio, interpretação de imagens e respostas para questões gerais são alguns dos recursos que otimizam tempo e trazem agilidade
O mercado de inteligência artificial está aquecido: só na América Latina, a IA é a tecnologia com maior presença, segundo o relatório "Emerging Tech Report 2024” da plataforma Distrito. Um de seus usos é voltado para assistência inteligente, mercado estimado em US$ 14,77 bilhões em 2024, com previsão de atingir mais de US$ 60 bilhões até 2029, de acordo com relatório da Mordor Intelligence.
Ainda que tenha sido aderida de forma tímida pelos usuários no começo, com o Chat-GPT e similares, a IA já se mostra mais próxima do que nunca. Isso porque ela está presente até mesmo no WhatsApp, agindo como uma assistente pessoal que facilita a rotina. Ela tira dúvidas de trabalho, ajuda com planos de negócio, auxilia na busca por produtos e serviços, na pesquisa de viagens, recomendação de lugares, entre outros tópicos. Ainda, ela pode transcrever áudios, economizando tempo do usuário, ou interpretar imagens para identificar qual planta está na foto, por exemplo. Tudo isso a uma mensagem, ou áudio, de distância.
“É preciso desmistificar a IA e mostrar que ela não é útil apenas para pessoas de TI e investidores. Ela pode, e já está sendo, extremamente proveitosa para pessoas que têm necessidades totalmente diferentes umas das outras. Seja para quem precisa de dicas de culinária ou tirar dúvidas sobre economia, a inteligência artificial é para todos e chega para trazer praticidade à rotina”, explica Michele Chahin, VP de marketing da Zapia, assistente pessoal inteligente no WhatsApp.
A ideia de empresas como a Zapia é que ela seja como um Chat-GPT dentro do WhatsApp e, sobretudo, uma companheira para todas as horas, descomplicando o dia a dia. A startup, inclusive, é uma que tem despontado no cenário de chatbot de IA na América Latina — em especial no Brasil — e alcançou, recentemente, 2 milhões de usuários em menos de um ano. Em maio, foi selecionada entre 15 startups para o programa de aceleração “AI First”, do Google for Startups, nos Estados Unidos.
Em relação aos recursos mais utilizados pelos brasileiros com a IA, a Zapia aponta que a transcrição de áudios está no topo. Não é à toa, uma vez que o Brasil é o país que mais envia mensagens de voz no aplicativo, de acordo com informações da Meta. Com a transcrição feita em poucos segundos, o recurso encanta usuários por trazer otimização de tempo e agilidade, não só por ouvir o que a outra pessoa do lado da tela tem a dizer, mas também por facilitar o “copia e cola”, no caso de o usuário precisar ter o conteúdo escrito.
O WhatsApp também é o app preferido dos brasileiros, conforme apontou a pesquisa do Ibope de dezembro de 2023, o que traz ainda mais sentido para o uso da IA dentro do aplicativo. “Ele já atravessou a fronteira de ser apenas um app de celular, é mais do que isso. É como conversamos com família e amigos, guardamos documentos, trabalhamos, compramos e contratamos serviços. Ter um chatbot dentro do ‘zap’ torna o cotidiano muito mais ágil e dinâmico, fatores essenciais na vida dos brasileiros, visto que o acessamos diariamente”, complementa a VP de marketing da Zapia.
Sobre a Zapia
A Zapia é uma assistente pessoal inteligente no WhatsApp que responde mensagens de áudio, imagem ou de texto. Ela tira dúvidas, faz recomendações, transcreve áudios e interpreta imagens sobre questões gerais, de lifestyle e trabalho, recomenda produtos, serviços, entre outros. A startup foi fundada em 2023 pelos uruguaios Martín Alcalá Rubí, Juan Pablo Pereira, Nicolás Loeff, Juan Olloniego e Pablo Rodriguez-Bocca. É a primeira assistente de inteligência artificial desenvolvida exclusivamente para latino-americanos, sendo o Brasil seu principal mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>