Empresas devem investir em interfaces amigáveis para alcançar público 50+
As atividades econômicas da população acima de 50 anos estão em alta. É o que revela o levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O número de trabalhadores com mais de 50 anos no Brasil mais do que dobrou em 15 anos, indo de 4,4 milhões em 2006 para 9,3 milhões em 2021 – aumento de 110,6%. O estoque de emprego formal geral, nesse mesmo período, cresceu 38,6%. Isso significa que o ritmo de crescimento dos 50+ é quase três vezes maior que o geral. O envelhecimento da população é uma realidade na economia - a tendência “prateada”, inclusive, chegou às estratégias promocionais das empresas.
As pessoas com mais de 60 anos representam 20% do poder de consumo do Brasil, de acordo com informações do Sebrae, divulgadas na Agência do Senado. Elas movimentam mais de R$ 2 trilhões por ano, de acordo com a consultoria Data8. Esse público responde por 23% do consumo de bens e serviços, com uma renda anual estimada em R$ 940 bilhões.
“O mercado de pagamentos e promoções deve se atualizar e se adaptar para atender esse público. As soluções financeiras têm uma pegada bastante jovem, exemplos como as operações com Pix, cashback, entre outros, e devem ser otimizadas para proporcionar uma experiência satisfatória ao consumidor 50+. Importante ter um olhar atento para que as operações sejam disponibilizadas de maneira intuitiva, garantindo a independência desse usuário”, comenta Daniel Moreira, CEO da Hub4pay, fintech referência em pagamentos e promoções digitais.
O executivo da fintech aconselha o uso de layoutsintuitivos para garantir a adesão do público senior às ações promocionais. “Investir em plataformas com design mais clean melhora o acesso e a experiência de todos os usuários, desde o consumidor mais maduro, até os mais jovens”, destaca Daniel.
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