Demissões dos jovens chegam a 30% após primeiro mês de trabalho
Com a entrada crescente da Geração Z no mercado de trabalho, surge a necessidade de estratégias para atrair e reter esses jovens talentosos. Lidar com a Geração Z é vista como um desafio para 68% das empresas, segundo o relatório “Tendências de Gestão de Pessoas”, do Ecossistema Great People & GPTW. O levantamento também mostra que a GenZ tem sido responsabilizada pelas outras gerações pela falta de comprometimento e impaciência na carreira. Um estudo do software para currículos ResumeBuilder revela que 30% das empresas tiveram que demitir um jovem zoomer após 30 dias do início do trabalho.
Marcello Amaro, CHRO da Portão 3, uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para mais de 800 empresas da América Latina, destaca que uma abordagem eficaz envolve a compreensão das características únicas dessa geração, como a busca por propósito, flexibilidade e tecnologia. Para que eles se mantenham engajados, as organizações precisam oferecer um ambiente inclusivo, onde possam expressar sua criatividade e inovação.
"A chegada de uma nova geração sempre causa impacto, pois envolve jovens com uma visão de mundo diferente. Esses novatos têm uma maturidade diferente daqueles que já estão no mercado de trabalho, afinal, ainda precisam adquirir experiência e compreender o funcionamento de uma corporação, o que demanda tempo. O fato de que esses novos colaboradores estão acostumados com a instantaneidade e a flexibilidade proporcionadas pela tecnologia contrasta com processos burocráticos e hierárquicos comuns em muitas organizações", diz.
Outro aspecto importante é a valorização do feedback constante e transparente. Os membros da Geração Z apreciam o retorno imediato sobre seu trabalho e valorizam a comunicação aberta com seus gestores. Portanto, promover uma cultura de feedback construtivo pode fortalecer a relação entre os colaboradores e a empresa, incentivando a permanência e o engajamento dos jovens profissionais.
Caso tenha interesse na pauta, basta me avisar que eu faço a ponte para uma entrevista com o executivo.
Marcello Amaro
CHRO na Portão 3 com 15 anos de experiência nessa área, incluindo a implantação de projetos de outsourcing e insourcing, definição de processos, aquisição e estruturação de sistemas, formação de equipes, e passagens por empresas como Algar, grupo GPS e Calllink. Marcello também é especialista em Remuneração e Benefícios, com ênfase em aquisição e retenção de talentos.
Sobre Portão 3
Portão 3 é uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para grandes empresas e indústrias, proporcionando liberdade aos colaboradores que executam atividades externas. Com enfoque na gestão, disponibilizamos soluções desde a reserva até o controle das viagens corporativas, além de um módulo para a administração e consolidação, em um único local, das despesas, como alimentação, combustível, pedágio, anúncios e outras despesas de pagamento da empresa. Nossa missão é oferecer maior controle aos departamentos financeiros, ao mesmo tempo em que garantimos colaboradores mais satisfeitos e envolvidos. Com um volume transacional superior a meio bilhão de dólares, impactamos mais de 600 empresas em toda a América Latina. Recebemos aceleração da Y Combinator' 21 e fomos reconhecidos como Endeavor Scale Up'22, além de sermos referência em Inovação Aberta no ranking "100 Open Startups". Em 2023, conquistamos os selos Most Loved Workplace e Great Place to Work.
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