Liderança, resolução de problemas e análise de dados são as principais habilidades para profissionais dos serviços financeiros
Dados divulgados pela Degreed revelam que uma combinação de habilidades humanas e técnicas está sendo procurada por pessoas que trabalham no setor; área sofre com lacuna de habilidades e vem sendo fortemente impactada pelo surgimento de novas tecnologias
A Degreed, plataforma que facilita o engajamento da força de trabalho no aprendizado que prioriza as habilidades, divulgou uma lista das 10 principais habilidades que as pessoas que trabalham no setor de serviços financeiros estão interessadas em aprender. A lista revela uma mistura de habilidades humanas e técnicas como as áreas de interesse mais procuradas pelos colaboradores que trabalham em um setor que está sendo fortemente impactado pelo surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), e está sofrendo com uma lacuna de habilidades cada vez maior.
As 10 principais habilidades para os serviços financeiros*:
- Liderança;
- Resolução de problemas;
- Análise de dados;
- Gerenciamento de projetos;
- Gerenciamento de riscos;
- Comunicação;
- Colaboração;
- Machine Learning
- Atendimento ao cliente;
- Python.
Avanços tecnológicos, mudanças demográficas e alterações nas expectativas dos consumidores são alguns dos fatores que aumentam a lista de habilidades necessárias para prosperar no setor financeiro. Um relatório publicado pela Financial Services Skills Commission (FSSC) no ano passado afirmou que a demanda por habilidades tecnológicas continuou a crescer, sendo que 1 em cada 8 funções no setor de serviços financeiros agora é uma função tecnológica – o dobro da proporção em comparação com a economia em geral. De acordo com a FSSC, existe atualmente uma lacuna de 20% entre a demanda e a oferta de habilidades técnicas.
A falta dessas habilidades pode ter um impacto direto sobre a produtividade, o crescimento e a competitividade e, se não for controlada, pode limitar a capacidade do setor de inovar, crescer e atender a seus clientes.
Janice Burns, Chief Transformation Officer da Degreed, disse: “O boom da IA, juntamente com a incerteza econômica, significa que os funcionários precisam se adaptar a qualquer momento às mudanças nos mercados e às novas oportunidades. Especialmente no setor financeiro, onde manter-se atualizado sobre as mudanças e ter um conjunto de habilidades em evolução pode ajudar os profissionais a desbloquear novas oportunidades de crescimento e eficiências para seus empregadores. Como mostram os dados, ter sucesso na era da IA exige mais do que apenas habilidades técnicas. As habilidades de resolução de problemas, gerenciamento de riscos e liderança são tão importantes quanto Python e análise de dados, pois permitem que as equipes trabalhem juntas de forma eficaz e naveguem pelas mudanças complexas trazidas pela IA generativa, outros modelos de IA e automação.”
* As principais habilidades são baseadas no número de seguidores que uma determinada habilidade teve na plataforma da Degreed nos últimos três meses (janeiro a março de 2024), indicando o interesse do usuário em aprender essa habilidade.
Sobre a Degreed
A Degreed é uma plataforma tecnológica que combina ferramentas de aprendizagem permanente com desenvolvimento baseado em dados para que as organizações consigam coletar, entender e desenvolver as habilidades que geram mais impacto e, assim, promover a evolução da sua força de trabalho.
A Degreed é a única plataforma de aprendizagem que facilita a rotina das organizações na hora de disponibilizar materiais educativos no dia a dia, promover o desenvolvimento profundo de habilidades, oferecer benefícios educacionais, gerar insights em tempo real sobre aprendizagem e acionar serviços de especialistas, tudo isso conectando-as ao ecossistema aberto mais robusto do mercado. Todos os dias, mais de 9 milhões de aprendizes de centenas de multinacionais usam a Degreed para conquistar as habilidades necessárias para avançarem profissionalmente.
Fundada em 2012, a Degreed assumiu a missão de “ir além dos diplomas”, viabilizando o reconhecimento de todo tipo de habilidade, independentemente da forma de aquisição. A empresa tem sede em Pleasanton, na Califórnia, e escritórios em Salt Lake City, Nova York, Londres, Amsterdã e Brisbane.
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