Demanda por seguro de automóvel cai 7,98% em março
Região Sudeste apresentou o maior recuo, segundo levantamento feito pela Neurotech
A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em março, uma queda de 7,89%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Este foi o primeiro recuo do ano atual. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, fevereiro de 2024, a queda alcançou 1,37%.
Por região do país, todas apresentaram queda na comparação anual, sendo a mais significativa na região Sudeste, que teve diminuição de demanda em 11,72%. Centro-oeste (-4,74%), Sul (-3,63%), Norte (-1,68%) e Nordeste (-0,91%) completam o ranking.
Este cenário acompanha as vendas de veículos novos, já que em março, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e comerciais caiu 5,6%, na comparação com o mesmo período de 2023.
“A princípio, esse recuo não deve ser encarado com muita preocupação pelas seguradoras, pois temos que considerar que o início de 2024 surpreendeu com aumentos de 11% e 18% em janeiro e fevereiro, respectivamente. Portanto, é normal um cenário de vendas mais tímidas nos meses seguintes”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.
De acordo com o INDS, no comparativo entre março de 2024 e março de 2023, a queda de demanda foi maior entre os adultos de 40 a 59 anos (-8,66%). Já entre condutores de 25 a 39 anos o recuo foi de -8,09%. 18 a 25 anos (-7,59%) e 60 ou mais (-5,37%). Estas duas últimas foram as únicas que apresentaram crescimento na comparação entre março e fevereiro de 2024: 18 a 25 (+2,79%) e 60+ (+2,93%).
Sobre o INDS
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.
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