Marketing e Diversidade Etária
Até quando a diversidade etária vai ser uma barreira no mercado de marketing e comunicação?
Muito se fala sobre as profundas transformações pelas quais o mercado de trabalho têm passado. No Brasil, questões tecnológicas, sociais e novas reflexões sobre inclusão e diversidade têm pautado esse debate.
O etarismo não é uma novidade no mercado de trabalho. Mas em times e agências de marketing e comunicação, vemos situações de preconceitos etários e exclusão acontecendo diariamente. São impactados profissionais com larga experiência e bagagem, que contribuíram para construir o que chamamos de publicidade hoje no Brasil. Até quando vamos continuar com esse cenário?
Para Bete Marin, empreendedora na Economia Prateada, cofundadora das empresas MV Marketing e do Hype 50+, os times nas áreas de comunicação e marketing estão cada vez mais jovem e não estão mantendo os profissionais experientes. Isso impede o maior ganho que uma empresa poderia ter em qualidade e produtividade que é a troca entre as gerações. Para mudar esse cenário, o primeiro passo é a contratação de talentos 50+ em times de marketing e comunicação: "Abrir espaço para profissionais mais experientes significa facilitar o entendimento sobre a diversidade dos consumidores 50+, além de incluir a idade nas iniciativas de diversidade, um primeiro passo para combater o preconceito etário."
Incluir profissionais 50+ dentro dos times de criação e de gestão de campanhas, não é só sobre eles: também é sobre o consumidor. Contratar e reter talentos 50+ significa qualificar o entendimento sobre um consumidor que pertence à Geração Prateada. Vale lembrar que esse profissional maduro é um facilitador da comunicação intergeracional!
A importância do Letramento em Longevidade
55% dos brasileiros acima de 50 anos dizem que as marcas não se relacionam com eles, segundo estudo Tsunami do Hype 50+. Para mudar esse cenário é preciso preparar equipes de marketing para ouvir e falar com o público prateado. A MV Marketing tem feito o trabalho de Letramento via Workshops nas empresas e agências, com dinâmicas e pesquisas.
Na MV Marketing, possuímos um time diverso: diversidade que não encontramos entre os times de marketing das agências e dos clientes. "Queremos trazer nosso exemplo para todas as equipes e agências de marketing e de comunicação. Não dá para falar que trabalha com inclusão se não encara o problema do etarismo de frente" - comenta Bete.
MV MARKETING
Primeira agência digital especializada no público 50+, a MV Marketing conta com um time de profissionais multidisciplinares que já atuam há mais de oito anos com a temática da longevidade e, por isso, os serviços são testados e aprovados. Fundada por Bete Marin (53 anos) e Camilla Alves (32 anos), a empresa oferece fórmulas de sucesso para obter resultados concretos na Economia Prateada. Durante o percurso, a equipe da MV Marketing tem coletado dados, realizado pesquisas e elaborado Guias de Comunicação 50+ que são verdadeiros mapas da mina para conquistar consumidores maduros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>