Cadeia de entrega e separação aumenta satisfação dos clientes online
A pessoa entra no site para encontrar a roupa ideal para a afilhada, encontra um conjuntinho com ótimo preço e efetua a compra. A partir daí se inicia uma corrida que o consumidor final não enxerga, mas que faz a diferença para a satisfação de compra do consumidor: o prazo de entrega.
Esta é a jornada do conjuntinho:
- O sistema recebe o pedido, com todos os dados do comprador;
- Imediatamente, o produto é localizado pelo sistema;
- Entra em ação o operador que vai separar o produto do estoque ou depósito, conhecido como picking;
- Acontece a conferência do produto, se está correto, mesmo modelo, tamanho e cor; seguido pela verificação das condições do pedido;
- O pedido é preparado e encaminhado para a embalagem na área de packing, recebendo a identificação necessária.
- O pedido sai para a entrega.
Multiplique o volume de um pedido dessa natureza por milhares essa semana e pronto, você tem uma logística complexa em ação. A grande questão é como essa empresa consegue manter esse pedido em rota de entrega sem se perder nos processos?
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS, a melhor maneira de uma empresa não se perder em seus pedidos é com logística de alta performance e controle total da trajetória das entregas. Ou seja, usando tecnologia RTLS ainda no processo de picking para monitorar e rastrear cada pedido:
“Uma das aplicações mais usuais do RTLS é no chamado picking por lote, que acontece quando os pedidos são acumulados até um volume pré-estabelecido antes de passar para uma nova etapa. Cabe ao responsável pela preparação dos produtos dar início ao processo e a tecnologia pode ser aplicada em cada combo formado. A ideia é que os envio dos pedidos sejam mais rápidos, com menos erros na separação e posterior entrega. O gestor consegue acompanhar pontualmente cada demanda em tempo real usando RTLS”.
Independente do picking adotado, o RTLS é usado nas indústrias para que esses pedidos se percam ainda na separação geral. O gestor sabe que o pedido X para um estado Y está em determinado setor e acompanha cada movimentação:
“Usar tecnologia nessa etapa garante agilidade e segurança no começo da jornada da entrega, evitando atrasos indesejáveis e pacotes nos endereços errados” completa.
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