A resolução de pendências on-line abre portas no home office
Trabalhar remotamente traz benefícios para os envolvidos, mas certas ferramentas são essenciais para aperfeiçoar a modalidade
Viajar, explorar novas culturas e conhecer lugares diferentes, tudo isso fora do período de férias, é um sonho para muitas pessoas. Hoje, com a expansão massiva do teletrabalho, principalmente após a pandemia da Covid-19, tais atividades tornaram-se realidade para muitos, devido à flexibilidade trazida junto com a qualidade de vida. No entanto, para conseguir trabalhar bem, mesmo sem os aparatos de um escritório e os diversos auxílios presentes em uma sede empresarial física, é crucial contar com ferramentas específicas para facilitar a resolução das tarefas.
A popularidade do teletrabalho
O famoso “Anywhere Office” ou “escritório em qualquer lugar”, se tornou, com o tempo, uma grande predileção dos trabalhadores. Conforme um relatório recente do Google Trends, a busca por vagas nesse molde aumentou mais de 50% em 2023 se comparado com o ano anterior. Esse resultado reflete diretamente o interesse dos profissionais, assim como grandes empresas pedem pelo retorno aos escritórios no pós-pandemia.
Outra pesquisa, realizada pelo Nube, contou com 14638 participantes e 62,93% assumem ser uma boa alternativa em tempos de crise. Ademais, cerca de 17,42% afirmam ter interesse nesse tipo de oportunidade e 9,58% concordam facilitar a vida de quem mora longe, uma excelente opção. Neste cenário, o debate sobre as variedades de formas de atuação se tornou tópico primordial, com a flexibilidade no centro das escolhas.
Uma tendência exponencial para os próximos anos?
“No mercado atual, valorizar o bem-estar, a rotina e as necessidades dos colaboradores é algo essencial na cultura interna, dando a liberdade para realizar demandas de qualquer lugar do mundo. Todavia, para isso, a adequação das atividades para esse novo cenário é indispensável, inclusive adotando mecanismos práticos para facilitar essa mão de obra”, comenta Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem. Nesse sentido, é interessante analisar como a adequação a essa realidade tem dificultado a permanência do teletrabalho em alta.
Embora a tendência tenha crescido exponencialmente durante a pandemia, a situação em 2023 se tornou complexa e marcada contradições. Setores como indústria e serviços diminuíram essa presença 23,4% e 25,2%, respectivamente, ano passado. Na percepção dos empregados, 55,5% atuavam em casa em 2021 e apenas 34,1% em 2022.
“A razão disso se dá, em grande parte, pela dificuldade de alinhamento empresarial com essa corrente. A infraestrutura tech não é adequada para todos, com Internet e equipamentos de qualidade, assim como a gestão de equipes à distância requer novas táticas, habilidades e conhecimento”, comenta o executivo. Contudo, além disso, a manutenção da produtividade é um desafio, pois exige disciplina e foco dos envolvidos.
Dessa maneira, para o futuro, espera-se do meio corporativo certas inclinações as quais já deixam sinal hoje em dia, como a combinação do presencial e remoto na alternativa híbrida. O maior oferecimento de opções de horários e locais laborais por parte das entidades também é uma onda forte, juntamente com treinamentos para gestores e contratados, pois capacitações para uma administração à distância é crucial.
Por fim, o investimento focado em tecnologia é cada vez mais indispensável e importante, abrindo portas das organizações para possibilidades antes inimagináveis. Nesse viés, a assinatura e gerenciamento de documentos digitalmente chama a atenção. “É a chance de assentir com propostas, finalizar e iniciar contratos, resolver pendências burocráticas, tudo com a praticidade de estar onde quiser, resolvendo pela web. A necessidade de portador, malote, encontros físicos, reuniões, serviços de entrega e salas para armazenamento é completamente descartado”, explica Mencaci.
O diferencial de contar com o auxílio tecnológico
“Já pensou em estar na praia, de frente ao mar e finalizando uma declaração importante? Ou dentro do carro, preso no trânsito, mas com o celular em mãos para enviar um arquivo urgente? Hoje, isso é viável devido aos avanços da modernização e os mecanismos disponibilizados pela Assine Bem”, pontua o presidente. Desse jeito, destaca-se possibilidades ímpares para o dia a dia institucional, como os templates pré prontos, onde é só alterar determinadas informações, sem a precisão de refazer a proposta do zero.
Ademais, diversas outras oportunidades ficam de prontidão para serviço, como a solicitação de visto, download para plataformas independentes, assinatura em lote, etc. “O objetivo aqui é propiciar o máximo de comodidade, economia, segurança e facilidade para a rotina dos colaboradores e entidades. Assim, garantir um cotidiano trabalhando do lar é mais simples, tranquilo e efetivo”, finaliza o especialista.
Assunto: Home office e resolução de pendências on-line abre portas
Fonte: Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem
Sobre a Assine Bem
A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.
Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>