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Varejo impulsiona a venda do Garantia Estendida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Freitas
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Varejo impulsiona a venda do Garantia Estendida. Em 2023, R$ 3,5 bilhões foram arrecadados

Rio de Janeiro, 15 de março de 2024 - Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é visto pelo varejo como a Black Friday do primeiro semestre, já que costuma gerar um pico de vendas. Eletrodomésticos e eletrônicos têm sido a aposta do setor varejista, que iniciou o ano com crescimento de 4,1% na comparação com janeiro de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a intensificação da movimentação em variados segmentos, uma alternativa recorrente neste momento na hora das compras, visando evitar problemas e gastos futuros, é o Seguro de Garantia Estendida. Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que, em 2023, a garantia estendida arrecadou R$ 3,6 bilhões, um avanço de 6,4% em relação ao ano de 2022, e mais de R$ 456 milhões em indenizações. Isto demonstra tanto o crescimento da demanda pelo seguro quanto o reaquecimento do segmento varejista.

Geralmente, o seguro Garantia Estendida pode ser adquirido nas lojas que fazem parte de uma rede de varejo e funcionam como representantes da seguradora, ou seja, que vendem seguros em nome de uma seguradora e, por isso, possuem responsabilidades na comercialização do seguro.

Diversos produtos podem ser classificados como elegíveis a este seguro: desde produtos eletrônicos até automóveis. Por exemplo: refrigeradores, fogões, televisores, celulares, móveis, eletroportáteis, entre vários outros. No momento da compra, o cliente já recebe o bilhete de seguro com os dados da cobertura, datas de vigência, dados do produto adquirido e do próprio segurado.

Em uma reportagem publicada no Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador (CEDOM), projeto da CNseg, o setor de seguros é citado como o pioneiro ao declarar apoio ao Código de Defesa do Consumidor. Este foi um movimento natural de compreensão da importância da manutenção de uma rede de confiança com os segurados.

A Resolução CNSP nº 110, aprovada em 2004, possibilitou o reconhecimento das Ouvidorias instituídas voluntariamente pelas companhias atuantes no setor segurador. Em 2006, quando a implantação ainda era facultativa, 54 companhias de seguro já possuíam ouvidorias reconhecidas pela Susep. Somente a partir de 2013, com a aprovação da Resolução CNSP nº 279, passou a ser obrigatória a formação da área.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão central da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg܂org܂br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.


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