Liderança Tóxica: Três Sinais Inconfundíveis
No mundo empresarial atual a liderança agregadora e democrática continua sendo um elemento importante para o sucesso das organizações. Como contraponto é notável a presença de um fenômeno preocupante: a liderança tóxica. Esse tipo de liderança, marcado por comportamentos prejudiciais por parte dos líderes, vem exercendo um impacto significativo no bem-estar dos funcionários e colaboradores. A pressão do mercado e a urgência das entregas têm criado um cenário favorável para esse comportamento.
Para enfrentar esse desafio é importante que as organizações reconheçam e abordem a liderança tóxica de forma direta e proativa. Isso inclui a implementação de programas de treinamento, a criação de políticas organizacionais para um ambiente de trabalho saudável e o desenvolvimento de estratégias.
Segundo Hogan Assessments, existem três características de liderança que pode facilmente se tornar tóxicas se não forem abordadas pela administração. Os especialistas identificaram três características principais: cautela, imaginação e ousadia, mas nem todas as características são negativas à primeira vista.
-Cautela pode ser limitante, paralisando projetos e resultando em falta de liderança.
-Imaginação pode levar a uma abordagem caótica e desorganizada, minando a autoridade dos líderes.
-Líderes ousados podem transferir a culpa para suas equipes, prejudicando a confiança e desmotivando os colaboradores.
Mais sobre a Hogan
Os instrumentos desenvolvidos pela Hogan Assessments tiveram sua origem na década de 80, quando o psicólogo norte-americano Robert Hogan criou a primeira metodologia de avaliação de pessoal voltada exclusivamente para o ambiente corporativo. Esses instrumentos foram concebidos para atender às diversas necessidades de empresas, incluindo seleção, avaliação de potencial, desenvolvimento de gestores, coaching e formação de equipes, sendo especificamente adaptados para o contexto corporativo.
Diferentemente de adaptações de testes da psicologia clínica, esses instrumentos foram validados para atender de maneira mais eficaz às demandas dos processos de gestão de talentos das empresas, abrangendo áreas como atração e retenção de talentos, desenvolvimento de competências, sucessão gerencial, entre outros.
Reconhecida internacionalmente como líder em RH a Hogan Assessments, produz avaliações válidas e confiáveis com base em décadas de pesquisa. Suas ferramentas de avaliação estão disponíveis em mais de 40 idiomas e são adotadas por organizações em mais de 50 países. A empresa colabora com organizações de diversos portes e setores, desde pequenas até gigantes globais listadas na Fortune 500, abrangendo áreas como serviços financeiros, produtos farmacêuticos, varejo e bens de consumo. Anualmente, processa aproximadamente um milhão de avaliações de personalidade, com mais de 9 milhões de pessoas com avaliações concluídas.
O diretor regional das Américas da Hogan Assessments, Simon Castillo, afirma: “Nós temos uma compreensão profunda do comportamento humano e da adequação às culturas no trabalho. A abordagem da Hogan na avaliação de personalidade oferece direcionamentos cruciais para selecionar os candidatos ideais, identificar talentos e desenvolver líderes mais eficazes.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>