De olho no Desconto: Como práticas simples podem aumentar as vendas?
Consolidar relacionamento do consumidor com as empresas no ambiente digital é importante para fidelização, de acordo com especialista
No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, uma das datas que trazem a oportunidade das marcas estreitarem os laços com os consumidores. Para os empreendedores que desejam realizar ações especiais durante o período, uma dica importante é estarem sempre atentos às mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente relacionadas ao e-commerce, que nos últimos tempos tem se tornado uma tendência de negócio muito relevante para a economia do país. Para se ter uma ideia, até o fim do ano, o segmento deve faturar cerca de R$ 205,11 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Para Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, as lojas precisam observar atentamente os hábitos de consumo de seus clientes no ambiente digital. "Além de oferecer um produto de excelência, é claro, os lojistas devem avaliar o que mais impacta seus consumidores online e utilizar essas informações estrategicamente. Para aumentar as vendas em datas comemorativas, como o Dia do Consumidor que se aproxima, algumas práticas aplicadas às lojas virtuais podem servir", explica o executivo.
Hawan separou algumas dicas simples que podem ajudar na hora das vendas. Confira:
Experiência do cliente
Tudo que envolve a jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, deve ser considerado como um ponto de melhoria constante. Cumprir o prazo de entrega, entregar embalagens apresentáveis, apresentar uma loja virtual intuitiva, promover check-out sem atritos e disponibilizar tecnologias de logística reversa são fatores capazes de conquistar e fidelizar a clientela.
“A experiência de compra faz toda a diferença. No e-commerce, pode aumentar e muito as chances de o cliente voltar a comprar na mesma empresa no futuro”, explica Hawan.
Plataformas digitais
A presença de uma loja online nas mídias sociais é inevitável e faz parte do planejamento para atingir o público-alvo desejado. No entanto, é preciso utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica, entregando conteúdos da empresa para a audiência certa, priorizando a interatividade e linguagem correta conforme o cliente que se deseja conquistar. A longo prazo, o uso da Inteligência Artificial com o tráfego pago também pode contribuir para otimizar o alcance e a análise dos usuários.
“Estar atento às tendências nas plataformas digitais é muito pertinente para o comércio eletrônico, fomentando o bom posicionamento da marca na internet. Por isso, investir na produção de conteúdo, identidade visual e mídia paga é um passo sagaz”, comenta Hawan.
Promoções
Um velho hábito conhecido pelo varejo para atrair os clientes é a oferta de promoções, brindes e cupons de desconto. Apesar de comum, é possível investir na proposta de maneira criativa e inovadora, como promoções para famílias e combos de presente.
“Esse é o momento ideal para trabalhar na base de clientes da empresa. Por exemplo, uma campanha de recompra através de e-mail marketing pode atrair a clientela para o negócio, sem custos de anúncios”, pontua Hawan.
Kits personalizados
A ideia de presentear alguém com algo único também pode atrair novos clientes em busca de personalização. Por isso, montar kits de acordo com o perfil do consumidor é uma opção viável para pequenas e médias empresas, pois estreita o relacionamento entre marca e cliente.
“A personalização agrega valor ao produto, aumenta o ticket médio das vendas e ainda melhora a satisfação do cliente, que irá receber um produto que tenha match perfeito com sua personalidade”, conclui Hawan.
Sobre a Simples Inovação
A Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Flamengo, O Boticário, Technos, Arno, Everlast, Porto Seguro, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional na Europa, Dubai e Estados Unidos.
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