Whatsapp Comunidades: Conectando pessoas, fortalecendo vínculos
*Por Jen Medeiros
Sabemos que hoje em dia, os grupos no WhatsApp são sucessos entre amigos, familiares e pessoas com os mesmo interesses. Mas para potencializar essas funções e conectar diferentes grupos em um só lugar, o aplicativo criou o Whatsapp Comunidades. A nova funcionalidade foi anunciada pela primeira vez pelo Meta em meados de 2022, mas começou a valer de vez no Brasil no início de 2023 com uma proposta bem interessante não só no âmbito pessoal, mas também no empresarial.
Para facilitar a comunicação com todos os membros, os administradores têm a capacidade de enviar notificações e criar subgrupos destinados à discussão de tópicos específicos de interesse comum. No contexto empresarial, por exemplo, é possível estabelecer áreas dedicadas a lançamentos, descontos, promoções e outros temas relevantes. Além disso, o espaço também conta com a garantia de segurança de dados, ou seja, tanto mensagens quantos as chamadas de áudio são protegidas por uma criptografia, fazendo com que nenhum terceiro possa ter acesso.
Posso dizer com todas as letras que o Whatsapp é uma ferramenta extremamente poderosa para as empresas. Segunda a pesquisa feita pela Opinion Box, 81% das pessoas utilizam o app para se comunicar com marcas no Brasil, sendo o aplicativo mais acessado e o segundo em tempo de uso diário, perdendo apenas para o Instagram
As oportunidades oferecidas para a comunicação com os clientes por meio desse canal são notáveis. Com os grupos, a criação de audiência já era uma realidade. Agora, com a introdução das Comunidades, esse processo pode se tornar ainda mais eficiente ao organizar grupos menores para discutir os assuntos diversos com maior facilidade. Empresas como Yours Bank, RD Summit, Kite for the ocean (K4to) e Vamos Latam Summit (VLS) já utilizam a função e conseguem perceber os benefícios.
Com o WhatsApp Comunidades, é possível criar até 50 grupos nas comunidades, com até 2 mil pessoas no total. Imagine o que esse tipo de alcance pode trazer de resultados para essas empresas! Para ajudar a fortalecer a marca, mostrar valor e a conquistar novos consumidores, as empresas têm optado por criar o marketing de comunidades para criar certa conexão com os clientes. E tem sido uma ótima forma para as companhias verem de perto o engajamento do público, além de enviar conteúdos e responder com agilidade.
Em um mundo cada vez mais conectado, as comunidades no WhatsApp desempenham um papel crucial na promoção da coesão social, na troca de informações e no fortalecimento dos laços entre os membros. A capacidade de comunicação instantânea, a coordenação eficiente de eventos locais e o apoio mútuo proporcionam uma plataforma valiosa para o crescimento e o bem-estar das comunidades. Ao reconhecer e aproveitar essa importância, os membros podem contribuir ativamente para uma sociedade mais conectada, solidária e colaborativa.
*Jen Medeiros é fundadora da comuh, empresa precursora em oferecer serviços outsourcing de CaaS (Community as a Service). Possui mais de 12 anos de experiência em Criação e Gestão estratégica de comunidades, é professora da Descola e da Escola Britânica de Artes Criativas e voluntária no Uberhub Code Club. Criou e geriu as comunidades de startups da Bossa Nova, Beta-i Brasil e Nuvini (IPO Nasdaq), educacionais da EBAC e LeWagon, entre outras. Foi nomeada em 2022 e finalista em 2024 do prêmio Community Industry Awards como melhor profissional de comunidades B2B, e é fellow no programa On Deck Community Builders. Palestra desde 2016 sobre empreendedorismo, inovação, mulheres na tecnologia e gestão de comunidades, em eventos como TedX, Startup Summit, CASE, entre outros.
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