Terceirização com home office é possível?
Se a terceirização ainda enfrenta diversos tabus sobre direitos trabalhistas para os empregados ou vantagens competitivas para as empresas, o cenário fica ainda pior quando esta modalidade é realizada no formato home office. A Fundação Getúlio Vargas fez um divulgou um estudo mostrando que em 2021, mais da metade das empresas brasileiras chegaram a utilizar este trabalho à distância, de maneira parcial ou total, ao final de 2022, esse índice caiu para 32,7% e segue nesse mesmo patamar desde então.
“A queda deste formato foi natural, quando as restrições foram reduzidas, fazendo com que muitos trabalhadores voltassem ao mundo do trabalho presencial. Acontece que a essa mudança fez com que muitos negócios perdessem oportunidades únicas, como o fato de contar com mão de obra de qualidade que reside em outras localidades e redução de gastos com aluguel, por exemplo,” explica Karina Pelanda, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA.
Como a tecnologia evoluiu rapidamente na pandemia de COVID-19, a experiência do home office se mostrou bem eficiente para o momento. Se o modelo deu certo com colaboradores contratados, a especialista afirma não haver motivo algum para duvidar desta eficácia para os terceirizados.
As empresas ganham profissionais qualificados e preparados sem precisar de processos burocráticos da contratação direta e sem a necessidade de um espaço físico considerável, com estrutura e equipamentos para essas atividades.
Solução inteligente
Para Karina, a terceirização do trabalho em home office é uma alternativa viável e econômica, ao garantir a entrega do serviço e com possibilidade de se manter apenas um escritório físico menor, para reuniões com clientes ou encontros pontuais com colaboradores:
“Com mão de obra qualificada trabalhando independente da localização geográfica, a empresa mantém sua rotina com todas as vantagens que este modelo proporciona, e estes colaboradores têm seus desempenhos analisados e monitorados da mesma forma que os colaboradores presenciais” completa Pelanda.
Outra vantagem da terceirização, que é um contrato firmado entre empresa para alguma atividade interna em que a contratante deixa de se preocupar diretamente com vínculos empregatícios, é a rápida mobilização para situações extemporâneas. Nesse caso, literalmente, o mundo torna-se possível para qualquer trabalhador.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>