Quatro dicas para crescer no digital
Fábio Rodrigues compartilha insights sobre a relevância de como e quais dados analisar para crescer no mundo do marketing digital
No cenário acirrado dos negócios digitais, a análise de dados surge como a peça-chave capaz de catapultar o lucro e garantir um crescimento consistente a longo prazo. Empreendedores e gestores, conscientes, estão cada vez mais atentos à necessidade premente de adotar estratégias baseadas em dados para não apenas sobreviver, mas prosperar.
Neste contexto, o especialista Fábio Rodrigues traz uma perspectiva esclarecedora sobre a importância vital da análise de dados. “Saber analisar dados não é algo que deve ser um bicho de sete cabeças e muito menos terceirizado. As milhares de siglas e termos podem parecer assustadoras, mas com o direcionamento certo é possível fazer avaliações importantes para os negócios”, afirma.
Abaixo, Fábio destaca como métricas financeiras e estratégicas e KPIs operacionais atuam como alicerces fundamentais para embasar decisões fundamentadas, impulsionando o retorno sobre o investimento e consolidando um caminho em direção ao sucesso duradouro dos empreendedores digitais. Com isso, veja as dicas de como a análise de dados não é apenas uma ferramenta, mas sim a bússola que guia os líderes empresariais na jornada competitiva do mundo digital.
Não são apenas siglas e nomes para te assustar
Fluxo de Caixa, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), Margens Operacionais e de Lucro, podem parecer ter sido feitas para afugentar qualquer empreendedor digital, mas calma, eles são dados essenciais, e podem dizer muito sobre o seu negócio.
Por exemplo, o CAC pode ser utilizado para entender o custo de trazer um novo cliente por meio de uma campanha de marketing digital. Ela por si já é uma análise legal, mas quando avançamos e, por exemplo, comparamos esse mesmo CAC ou outra variável chamada de LTV — dado que avalia todo o dinheiro gerado por um cliente ao longo do tempo em que está contigo — conseguimos ter a clareza se nossas ações para trazer um novo cliente estão se pagando, definindo caminhos de ajustes ou acelerando estratégias para crescer ainda mais.
Conhecendo o seu cliente
Os dados são os melhores amigos na hora de conhecer o seu cliente, ou seja, saber sobre padrões de compra, feedbacks, comportamento de consumo e sazonalidades, ajudam a identificar oportunidades e antecipar necessidades.
Como, por exemplo, sabendo que o padrão de consumo de seus clientes é adquirir determinado produto em determinada época do ano, é possível criar campanhas mais assertivas, com menor custo e maiores chances de conversão.
KPIs operacionais: aqui que você ganha o jogo
Como saber quais mudanças promover na operação pensando no crescimento e no lucro? São com esses KPIs que você encontrará caminhos para isso. Aqui você olhará para as métricas operacionais como taxa de conversão em clientes, volume e eficiência das vendas, seja por vendedor ou período, entre N outras.
Com esses dados em mãos é possível, por exemplo, entender se o custo do seu produto está demorando para se pagar, ou seja, retornar para o caixa, este pode ser um sinal de que é necessário trabalhar melhor sua precificação.
Qual fatia deste mercado é a sua?
Saber avaliar sua participação no mercado, perspectivas de crescimento, analisar a concorrência e, o mais importante, você está retendo seus bons clientes? Responder a esta pergunta vai te indicar se é necessário promover mudanças de rota, se preparar melhor para novas fases, dar passos mais largos ou menores, enfim, elaborar e atualizar suas estratégias de negócio
Para finalizar, Fábio reforça que mesmo no digital, onde tudo parece mais simples e prático, é necessário encarar os dados e se entender como uma empresa mesmo para o empreendedor que está sozinho e no início de sua jornada.
“A mortalidade dos negócios digitais é assustadora, acima dos níveis de outros negócios e startups. Esse é um processo natural de um novo mercado em franco crescimento, mas como outros mercados mais maduros nos sugere, somente a maturidade de gestão e estratégia que fazem bons negócios lucrarem e serem duradouros”
Sobre Fábio Rodrigues
Com 20 anos de experiência e um histórico de mais de US$ 11 bilhões em fusões, aquisições e transações de concessões, Fábio Rodrigues é formado em Economia no Insper e fundou três startups bootstrapping, levando duas delas a posições de liderança em suas indústrias e alcançando um crescimento nível Série A. Hoje, se dedica a trabalhar com empreendedores nativos digitais a criarem unicórnios no mercado de marketing digital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário