Recrutadores destacam a dificuldade de atrair candidatos ideais na hora de contratar
Segundo dados da Catho, receber currículos dentro do perfil é um grande desafio para empresas de todos os portes; inteligência artificial aliada à humanização dos processos seletivos pode ajudar
Se para as pessoas que procuram emprego os processos seletivos são desgastantes, o mesmo ocorre para os recrutadores. Um levantamento realizado pela Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego por meio de diferentes soluções, indicou que receber currículos dentro do perfil é um grande desafio para empresas de todos os portes. Para eles, a maior dificuldade está em atrair os candidatos certos, o que não tem relação com a quantidade de currículos recebidos.
De acordo com Christiana Mello, Diretora da Unidade de Recrutadores da Catho, as mudanças sociais e econômicas ocorridas sobretudo por conta da alta conectividade vem exigindo dos recrutadores muita criatividade para se aproximar do talentos. “É fundamental contar com um processo bem estruturado de avaliação dos profissionais, o que inclui questões técnicas e também subjetivas - sempre de forma humanizada”, destaca a executiva.
Christiana explica que o desgaste por parte de quem contrata está na dificuldade de encontrar candidatos dentro do perfil das vagas. Segundo ela, uma das formas de solucionar esta questão é investir em soluções de Inteligência Artificial e em plataformas com candidatos qualificados e engajados. “Na Catho, os recrutadores conseguem preencher 75% das vagas com candidatos adequados ao anúncio logo no primeiro dia, com apoio da IA”, informa.
Para falar sobre a importância de uma estratégia assertiva de recrutamento, a empresa lançou neste mês a campanha Catho Resolve, com comunicações voltadas tanto para recrutadores quanto para profissionais. “Entendemos que a melhor maneira de fazer o match entre ambos é respeitar as mudanças no mercado de trabalho e ressignificá-las, criando processos seletivos mais inteligentes e humanizados”, diz ela.
Com a campanha, a Catho pretende alcançar não apenas as grandes empresas, mas também as pequenas e os MEIs. Isso porque essa última categoria está prestes a passar por mudanças, como a possibilidade de contratação de mais funcionários - caso seja aprovado o Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados. “A ideia é que nosso marketplace também possa auxiliar de forma assertiva e gratuita os MEIs”, esclarece a Diretora.
A Catho é a primeira plataforma que oferece anúncio de vagas gratuito e ilimitado no Brasil. Desde 2022, a Catho reformulou o seu portfólio e passou a comercializar planos com diversas soluções. No plano gratuito, o recrutador pode publicar vagas de forma ilimitada e visualizar todos os dados dos currículos dos candidatos que se aplicaram à posição anunciada, entre outras possibilidades. Depois, há o plano Essencial, que inclui os mesmos benefícios do Gratuito e também conta com filtros adicionais, como faixa salarial, localização e idiomas, além de pesquisa salarial com média de salários e descrição de atividades por cargo.
No plano Intermediário, o recrutador conta com tudo isso e ainda pode buscar de forma minuciosa na base da Catho mais de 11 milhões de profissionais; além disso, recebe recomendações automáticas de candidatos para as suas vagas, realiza pesquisa salarial completa com benefícios, nível de escolaridade, etc. Há ainda a possibilidade de destacar as vagas e ficar no topo das pesquisas dos candidatos.
Já no plano Avançado, além de tudo isso, o recrutador pode filtrar por nível de conhecimento em Excel, Inglês, Compreensão de texto e Raciocínio lógico; acessar notas e provas completas de cada candidato avaliado em nossa plataforma e publicar vagas exclusivas para pessoas com deficiência e acessar laudos verificados.
“Com um processo de recrutamento humanizado, que alie tecnologia à transparência, empatia e respeito, é possível atrair e também criar conexões com os candidatos ideais, transformando-os em colaboradores cheios de propósito. Esse é o objetivo da Catho: auxiliar as empresas a contratarem candidatos que se encaixem perfeitamente às suas necessidades”, conclui Christiana. .
Sobre a Catho
Fundada em 1977, a Catho é uma empresa de tecnologia referência nacional no mercado de vagas de emprego. Em evolução para modernizar seus processos de recrutamento e seleção, inova constantemente sua metodologia de serviços com o intuito de ajudar quem busca uma oportunidade de emprego e empresas parceiras da plataforma, facilitando o match perfeito entre candidato e empregador. Formada por um time ágil e diverso, tem como propósito mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e a partir de ferramentas 100% on-line. Pioneira no segmento, a empresa conta com o cadastro de mais de 11 milhões de currículos e, em média, 90 mil corporações à procura de novos talentos anualmente. Com olhar atento às mudanças de busca e oferta de trabalho no cenário global, a companhia passou a oferecer planos gratuitos de disponibilização de currículos além das opções pagas que já existiam para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma oportunidade de emprego. A Catho é integrante do grupo Seek – líder mundial em recrutamento on-line, considerada a companhia mais inovadora da Austrália – e sete vezes premiada no ranking do Great Place To Work (GPTW).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>