76% das pessoas sentem que sua performance no trabalho é afetada quando não cuidam de sua saúde física e mental
Pesquisa da Pluxee avalia os cuidados individuais com a saúde e o papel das empresas no tema
Uma pesquisa realizada pela Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos, diagnosticou que 76% das pessoas sentem que sua performance no trabalho é afetada quando não cuidam de sua saúde física ou mental. Porém, 41% das empresas em que trabalham não oferecem nenhum benefício voltado à preservação e manutenção da saúde física (como auxílio médico, auxílio odontológico, apoio psicológico, nutricional, entre outros).
A preocupação com a saúde, de forma geral, deve estar no radar das empresas, que podem ser grandes aliadas de seus funcionários quando se trata de bem-estar e qualidade de vida. “Hoje, o setor de benefícios corporativos é vasto e oferece soluções completas para suprir todas as necessidades dos trabalhadores e empresas. É fundamental que as organizações saibam avaliar e oferecer o que seus colaboradores precisam. Afinal, o benefício é mútuo, pois o funcionário se sente valorizado e fica com sua saúde em dia, se tornando mais produtivo e engajado”, afirma Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee.
Outra pesquisa da Pluxee revelou que 50% dos entrevistados estão acima do peso ideal e 43% não pratica exercícios físicos, demonstrando uma situação preocupante. O levantamento ainda indica que não é só com a saúde física que devemos nos preocupar: 70% das pessoas nunca fizeram nenhum tipo de acompanhamento psicoterapêutico e 75% trabalham em lugares que não oferecem benefícios voltados à saúde mental.
“Como sociedade, entendemos que a vida pessoal e a carreira estão interligadas e os números da pesquisa demonstram uma situação preocupante, principalmente quando se trata de saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, representando 13% do total de todas as doenças. Sendo assim, as empresas devem olhar para seus funcionários e enxergá-los em sua integridade, disponibilizando ferramentas para que consigam lidar com a complexidade do mundo em que vivemos.”, completa Fabiana.
Ambas as pesquisas foram realizadas em outubro de 2023 e contaram com mais de 300 respostas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>