5 habilidades para investir em 2024 e se manter atualizado no mercado de trabalho
Investir no desenvolvimento de competências técnicas e sociais é o caminho para se tornar um profissional atual e desejado
A junção das competências técnicas e sociais é o que faz de cada pessoa um profissional único, em um mercado de trabalho no qual processos seletivos têm alcançado a concorrência de mil candidatos por vaga. Essa combinação envolve desenvolver as habilidades sociais, chamadas soft skills, em consonância com as habilidades técnicas, conhecidas por hard skills. Tais características comportamentais não apenas ajudam os profissionais a se destacarem em seus papéis, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
De acordo com a especialista em Recursos Humanos da Refuturiza, Ellen Murray, é primordial que os profissionais tracem seus perfis comportamentais por meio de ferramentas, como realizar um teste DISC, e, assim, identifiquem os pontos positivos e aqueles que precisam ser desenvolvidos de acordo com o plano de carreira de cada pessoa. “Nas orientações eu consigo identificar pessoas que perdem a oportunidade de crescer e de se desenvolver, seja por um posicionamento, uma fala ou um comportamento. É como se ela tivesse ali prestes a pegar uma arca cheia de ouro, mas uma determinada ação acaba tirando essa oportunidade”, explica Ellen.
Vale ressaltar que algumas habilidades sociais e técnicas estão vinculadas a determinado cargo ou função, setor ou cultura organizacional, enquanto outras são tidas como essenciais para a maioria dos profissionais. Habilidades interpessoais, a exemplo de comunicação eficaz, empatia e colaboração, continuarão a ser valorizadas, independentemente das mudanças tecnológicas, e estão entre as cinco tendências para 2024. “Essas habilidades comportamentais são frequentemente consideradas essenciais, independentemente do setor ou do nível hierárquico. Candidatos que possuem um equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais geralmente se destacam no mercado de trabalho competitivo”, frisa Ellen.
1. Digitalização e tecnologia
O avanço da tecnologia digital veio para ficar, as mudanças serão cada vez mais intensas e aceleradas, e as empresas precisam de profissionais que saibam lidar com essas inovações.
A demanda por habilidades digitais, como programação, análise de dados, automação e, sobretudo, inteligência artificial, continua a crescer à medida que as empresas buscam inovação e eficiência. Por isso, é essencial não apenas se adaptar, mas também aprender a usufruir de toda a nova tecnologia que vem surgindo.
O aprendizado contínuo é uma prerrogativa que envolve a disposição e capacidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo e, para se manter atualizado, é necessário pesquisar as tendências da sua área e buscar aprender novas formas de fazer o seu trabalho.
2. Empatia e inteligência emocional
A empatia, habilidade de compreender e se relacionar com as emoções e perspectivas dos outros, é essencial para construir relacionamentos sólidos, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida em geral. Da mesma forma, a inteligência emocional, a habilidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros, é crucial para o sucesso interpessoal.
A empatia é responsável por promover ambientes mais diversos e inclusivos, uma vez que é a nossa capacidade de entender e compartilhar as emoções dos outros, demonstrando compaixão e consideração pelos colegas de trabalho. O ser humano é diverso e merece ser respeitado em todas as circunstâncias. Por isso, não há mais espaço, dentro das organizações, para preconceito e intolerância. As empresas estão em busca de profissionais que cultivem o respeito e a boa convivência com todas as pessoas.
3. Trabalho em equipe e colaboração
A capacidade de colaborar com colegas, entender perspectivas diferentes e trabalhar eficientemente em equipe é altamente valorizada. Essa habilidade envolve contribuir em grupos, dar e receber feedbacks construtivos.
Entre as habilidades a serem desenvolvidas está a comunicação efetiva, que é a capacidade de se expressar clara e concisamente, tanto verbalmente quanto por escrito, e ouvir atentamente.
Altamente valorizada também é a habilidade de resolução de problemas, que envolve ser capaz de analisar situações complexas, identificar soluções eficazes e tomar decisões, muitas vezes pensando de forma criativa.
4. Gestão do tempo
Estamos na era da agilidade, que envolve tudo ao mesmo tempo agora. No entanto, o excesso de informações e conectividade faz com que a nossa capacidade de foco diminua, sendo preciso reaprender a gerir o tempo de forma eficaz.
Assim, a gestão de tempo se torna essencial e significa desenvolver competências para organizar o tempo de forma eficiente e ter a capacidade de priorizar tarefas.
5. Resiliência
Tão falada nos últimos anos, a resiliência é a capacidade de lidar com desafios, superar obstáculos e se recuperar de fracassos, aprendendo com as experiências difíceis. Envolve adaptação a mudanças, gerenciamento do estresse, persistência e determinação, e tomadas de decisão de maneira eficaz.
Fundamental tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, a resiliência é uma habilidade que deve ser desenvolvida por todas as pessoas.
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