Como potencializar seu negócio no fim de ano
Sete organizações mostram como a tecnologia pode alavancar o varejo
A época de fim de ano é uma das mais importantes para o varejo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, as vendas no natal devem movimentar R$74,6 bilhões na economia, com mais de 132,9 milhões de brasileiros indo às compras. Em datas comemorativas como essa, o aumento das vendas e da demanda podem atrapalhar empreendimentos que ainda não estão preparados. O setor varejista precisa do apoio em outras frentes para melhorar seu relacionamento com o cliente e o uso da tecnologia é uma delas. Dessa forma, reunimos sete empresas para dar dicas que podem ajudar a potencializar outros negócios por meio de uma boa gestão financeira, sistemas de segurança, plataformas E-commerce e outros serviços. Confira:
1. Transforme sua operação financeira
A má operação financeira, pode ter impactos não só no faturamento, mas em todas as áreas da empresa, gerando custos desnecessários, baixa produtividade, perda de competitividade no mercado e até aumento de dívidas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas fecham em até três anos por conta de uma má gestão financeira. Fabricio Divitiis, Head comercial da iugu explica a importância de investir em plataformas que ajudem a operacionalizar as finanças. “Investir em melhoramentos e serviços como esses torna o empreendimento mais eficiente e, além de criar uma melhor experiência para o cliente, traz mais liberdade para o varejista pensar na parte comercial e criativa do seu negócio”.
2. Invista em ferramentas antifraude
A implementação de ferramentas antifraude é um ponto crucial para as empresas, principalmente no cenário financeiro. A ausência dessas soluções pode resultar em uma série de problemas, desde a exposição a transgressões financeiras até a perda de confiança dos clientes. As ferramentas que combatem esses golpes, como o Antifraude Pix, tecnologia que protege as transações do Pix, com o objetivo de preservar a segurança das vendas das empresas, desenvolvido pela QI Tech, empresa de tecnologia voltada a serviços financeiros, desempenham um papel fundamental na proteção das transações e resguarda a integridade das vendas das empresas que a utilizam, atuando como uma barreira contra atividades fraudulentas e oferecendo camadas de segurança adicionais que permitem uma identificação mais precisa de possíveis tentativas de fraude.
O Antifraude Pix, apresentou a evolução do liveness - tecnologia que aprimora o reconhecimento facial e auxilia no combate às fraudes nas transações do Pix. “Ao utilizar em soluções antifraude, as empresas não apenas protegem seus ativos financeiros, mas também demonstram um compromisso sólido com a segurança dos dados e mantêm uma boa experiência do cliente no processo, o que é essencial para qualquer negócio digital nos dias de hoje” declara Gabriel Scherer, sócio da QI Tech e Head da unidade de negócios Conheça seu Cliente.
3. Potencialize suas vendas com IA
Para Renan Basso, co-fundador e diretor da MB Labs, empresa focada em consultoria de tecnologia, a Inteligência Artificial tem grande potencial para ser um facilitador para os varejistas durante todo o período de compras de fim de ano. "A capacidade da IA de fornecer recomendações personalizadas é uma virada de jogo. Quem já não teve dificuldade em encontrar as melhores ofertas no meio de tantas opções? Com auxílio do IA, a busca fica muito mais eficiente e as chances de encontrar o que você deseja aumentam consideravelmente", destaca. Ainda segundo o especialista, a personalização de páginas de produtos, e-mails, bem como a experiência omnichannel são como um ‘tratamento VIP’ em épocas de fim de ano. "É uma maneira de mostrar que o varejista se importa com o que realmente interessa para cada cliente, oferecendo uma experiência personalizada".
4. Tenha seu próprio e-commerce
Já Ricardo Onofre, fundador e CEO da Social Digital Commerce, destaca a importância de ter um e-commerce próprio. O executivo, que está a frente da multinacional que há sete anos atua no desenvolvimento de negócios e-commerce, explica que este fator, além de estreitar o relacionamento com os clientes fiéis da marca, traz mais liberdade para as empresas, já que estas poderão criar suas ações com ofertas exclusivas, distintas das negociações já feitas com o varejo. “A alta competitividade dos negócios online exige que empreendedores se destaquem e ofereçam mais do que já está disponível no mercado. É essencial proporcionar uma jornada otimizada para o cliente final e isso, atrelado a um e-commerce próprio e eficiente, pode aumentar não apenas a confiança na marca, como também fidelizar o cliente, fator este de extrema importância para negócios de todos os segmentos”, diz.
5. Reforce a segurança cibernética
Nesta época do ano, a procura por produtos e o número de acessos aos e-commerce crescem bastante. Consequentemente, as chances de invasão hacker e roubo de informações sensíveis dos clientes aumentam também. Quando este tipo de falha de segurança acontece e se torna de conhecimento público, a reputação da marca é prejudicada. Isso abala a confiança do cliente, fazendo-o não comprar mais naquele site e até fazer propaganda e comentários negativos na internet e entre amigos. “Contar com uma estratégia de cibersegurança eficaz, que cubra as brechas online e impossibilitem o acesso de hackers pode ser crucial para manter a reputação da empresa. O que demonstra segurança, confiança e credibilidade para o cliente, que pode levar esses fatores em consideração no momento da compra”, esclarece Thiago Campos, Sales Engineer da Asper, empresa especializada em cibersegurança.
6. Escute seu cliente
O período das compras de fim de ano é uma oportunidade valiosa para as marcas redefinirem a jornada do consumidor e ter impactos positivos a longo prazo. Por isso, oferecer um atendimento personalizado pode ser a chave para vender mais e conquistar a fidelidade dos clientes. Para Glaucia Hora, gerente de Marketing Digital Sênior da CM.com, as redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, oferecem abordagens únicas para transformar conversas em conversões. “Ao utilizar as ferramentas adequadas, cada interação desempenha um papel crucial para estabelecer uma conexão duradoura. Mais que simplesmente responder dúvidas ou resolver problemas, é importante escutar seu cliente. Além disso, o uso de dados também é essencial para entender o comportamento do consumidor, permitindo ofertar algo de seu real interesse e criar campanhas mais assertivas”, explica.
7. Ofereça um atendimento personalizado, rápido e integrado
As compras de fim de ano vão além dos descontos nos produtos, é uma oportunidade de gerar ainda mais conexão com o seu cliente, oferecendo a ele uma experiência única. O atendimento personalizado, ágil e com total integração no físico e no digital, do início até o fechamento da venda, deve ser sempre priorizado. “Um dos segredos para fidelizar os clientes está na experiência em todos os pontos da jornada, desde a etapa de pré-compra, passando pela escolha dos produtos, checkout e pós-venda. As marcas devem saber sobre a importância de entender as necessidades dos clientes em cada etapa do processo garantindo uma jornada fluida, prática e segura, destaca Felippe Tchilian, Diretor de Marketing da Di Santinni.
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